Olá estudantes, professores, pesquisadores e amantes da ciência histórica. Neste blog vocês encontrarão vasto material de minha autoria sobre assuntos relacionados a esta ciência, além de vários links úteis para seu aprendizado. Bem vindos à nossa estranha confraria, que zela para que os feitos dos homens não se perdam nas névoas do tempo. Que a musa Clio nos guie nessa jornada pelo passado. #muitahistoriapracontar
terça-feira, 25 de outubro de 2011
TRABALHO DE GEOGRAFIA - 1° A
– Objetivo: pesquisar sobre a seguinte atividade econômica ou sobre a seguinte temática: __________________.
– Material: papel oficio ou pautado.
– Manuscrito.
– Individual.
– Prazo: 8 dias (vence em 1°/11/11).
– Obs.: seguir a metodologia científica.
ASSUNTOS POR EDUCANDO:
* Agricultura Moderna - Érika
* Agricultura Orgânica - Italo Rafael
* Agricultura Sustentável - Nylton
* Agronegócio - Dafne
* Apicultura (criação de abelhas) - Juliana
* Atividades Comerciais - Informalidade - Jorge
* Avicultura (criação de aves) - Dominique
* Caprinocultura - Larissa
* Carcinocultura - Taynara
* Ciências Agrícolas - Rildson
* Comércio Externo e Interno - Luciano
* Cunicultura (criação de coelhos) - Sérgio Rocha
* Ecoturismo - Débora
* Equinocultura (criação de cavalos) - Maria Helena
* Indústrias de Base - Alef Pereira
* Irrigação - João Pedro
* Meios de Transporte - Aeroviário - Cássio
* Meios de Transporte - Ferroviário - Michel
* Meios de Transporte - Fluvial e Lacustre - Kassandra
* Meios de Transporte - Rodoviário - Andrezza
* Ovinocultura - Leonardo Ferreira
* Pecuária (criação de bovinos) - Hérica
* Piscicultura (criação de peixes) - Ítalo Henrique
* Revolução Verde - Fernando
* Roça - Ewelyn
* Silvicultura - Isabella
* Sistema Financeiro Internacional - Natália
* Suinocultura (criação de porcos) - Bárbara
* Turismo Rural - Andre
* Turismo Sexual - Sérgio Freire
* Trangênicos - Leonardo Dantas
TRABALHO DE GEOGRAFIA - 1° B
– Objetivo: pesquisar sobre a seguinte atividade econômica ou sobre a seguinte temática: __________________.
– Material: papel oficio ou pautado.
– Manuscrito.
– Individual.
– Prazo: 8 dias (vence em 1°/11/11).
– Obs.: seguir a metodologia científica.
ASSUNTOS POR EDUCANDO:
* Agricultura Moderna - Jessé
* Agricultura Orgânica - João Victor
* Agricultura Sustentável - Renata
* Agronegócio - Sayonara
* Apicultura (criação de abelhas) - Marcela
* Atividades Comerciais - Informalidade - Jéssica
* Avicultura (criação de aves) - Ewerton
* Caprinocultura - Claudyane
* Carcinocultura - Isabelle
* Ciências Agrícolas - Roniele
* Comércio Externo e Interno - Arthur
* Cunicultura (criação de coelhos) - Ranna
* Ecoturismo - Rebeca
* Equinocultura (criação de cavalos) - Márcio
* Indústrias de Base - Janaína
* Irrigação - Daryana
* Meios de Transporte - Aeroviário - Luana
* Meios de Transporte - Ferroviário - Sandra
* Meios de Transporte - Fluvial e Lacustre - Mirella
* Meios de Transporte - Rodoviário - Amanda Kelly
* Ovinocultura - Larissa
* Pecuária (criação de bovinos) - Amanda Brilhante
* Piscicultura (criação de peixes) - Ítalo Diego
* Revolução Verde - Ronaldo
* Roça - Paula
* Silvicultura - Evelyne
* Sistema Financeiro Internacional - Keyla
* Suinocultura (criação de porcos) - Alana
* Turismo Rural - Yasmim Mikaely
* Turismo Sexual - Carlos Alberto
* Trangênicos - Henrique
* Empresa Rural - Conceito, objetivos e práticas - Yasmim Duarte
sábado, 15 de outubro de 2011
AOS MESTRES, COM CARINHO
por José Ricardo de Souza*
Se você hoje é um médico, um advogado, um engenheiro, um jornalista, ou seja lá qual for a profissão, lembre-se de que isso só foi possível porque você teve professores que lhe ensinaram o caminho. O que seria de nós, se não existissem esses profissionais do ensino, que mesmo diante de tantas dificuldades, tentam dar o melhor de si, para que cada aluno se torne um profissional sério e competente ? Deveríamos ser eternamente gratos aos nossos professores. A nossa carreira profissional, o nosso desempenho, e até mesmo o nosso sucesso numa determinada área ou atividade está diretamente relacionada ao trabalho árduo e paciente de nossos professores. A educação é fundamental para a cidadania. Entretanto, sem professores, não há educação. E sem educação, o país não cresce, as pessoas não evoluem, o mundo não melhora.
Infelizmente, no Brasil, professores não são valorizados como deveriam. O sistema de ensino vigente está sucateado, atrelado aos interesses poucos escusos dos poderosos, falido em sua essência. As escolas não funcionam como deveriam. Falta infra-estrutura, materiais didáticos, suporte técnico e humano, capaz de capacitar os professores para desenvolverem um trabalho de qualidade. Sobram problemas, que aparentemente não tem solução, são as salas de aula superlotadas, o pó de giz a corroer a goela, alunos desinteressados (porque os professores são obrigados a repassar conteúdos desinteressantes), a excessiva jornada de trabalho (que muitas vezes inclui três turnos contínuos de aulas), dentro e além da sala de aula (correção de provas, elaboração de aulas, pesquisas, etc).
A questão da remuneração é apenas um detalhe para os patrões, quer sejam os da escola pública ou privada. O governo, insiste em nivelar por baixo os salários dos professores, daí o porquê das sucessivas greves e paralisações na rede pública. Nas escolas privadas, educação rima com lucro, apenas para os donos dos estabelecimentos, que enriquecem cada vez mais, enquanto os professores continuam amargando perdas e mais perdas salariais. Sem uma remuneração decente, professor nenhum consegue se manter informado e atualizado como deveria, pois como comprar livros, ler jornais e revistas, ter seu próprio computador com acesso à Internet, com tão poucos recursos financeiros ? Ainda que quisesse, seria preciso fazer malabarismos para suprir essa necessidade de auto-capacitação, e manter também sua família, sua casa, enfim ter uma vida pessoal condizente com sua formação intelectual.
Quem convive diariamente com a rotina das salas de aula, merece mesmo um prêmio especial, pela sua coragem, ousadia, desprendimento. Afinal, quem quer ser professor hoje em dia ? Pouquíssimas pessoas, aceitam esse desafio, porque ensinar é um dom que pouca gente possuí, e ensinar num país que desvaloriza o professor, com é o caso do Brasil, é apostar nas mínimas condições de trabalho e renda para querer tirar o máximo de seus alunos, de suas aulas, a fim de provocar as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade digna e justa.
Parabéns a todos os professores, verdadeiros mestres, no sentido de apontar os caminhos e alargar as perspectivas de nosso futuro. Para todos, deixo o meu mais profundo carinho e respeito, também minha admiração. Afinal, um pouco do que sou hoje, devo a todos aqueles que passaram pela minha carreira estudantil, quer seja na escola regular ou nos bancos da faculdade. Dizia um antigo provérbio que a tendência do discípulo é sempre superar o mestre, aprimorando cada vez mais aquilo que lhe foi ensinado. Tomara que um dia, os estudantes, o governo, a sociedade, enfim compreenda o sentido profundo deste provérbio. Se um dia, o Brasil melhorar, diminuir suas gritantes desigualdades sociais, e mais pessoas tiverem consciência política dos destinos da nação, com certeza, ficaremos devendo isso aos nossos professores, eles, pois que abriram o caminho, e possibilitaram as mudanças, acreditaram nas transformações, fizeram da utopia distante, um ideal possível e realizável. Viva os professores, educadores e mestres do Brasil!
* O autor é historiador e professor da rede pública de ensino.
ANJOS DA GUARDA - Leci Brandão
Professores
Protetores... das crianças do meu país
Eu queria, gostaria
De um discurso bem mais feliz
Porque tudo é educação
É matéria de todo o tempo
Ensinem a quem sabe de tudo
A entregar o conhecimento
Na sala de aula
É que se forma um cidadão
Na sala de aula
Que se muda uma nação
Na sala de aula
Não há idade, nem cor
Por isso aceite e respeite
O meu professor
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele que ele merece!
Professores
Protetores... das crianças do meu país
Como eu queria, gostaria
De um discurso bem mais feliz
Porque tudo é educação
É matéria de todo o tempo
Ensinem a quem sabe de tudo
A entregar o conhecimento
Na sala de aula
É que se forma um cidadão
Na sala de aula
Que se muda uma nação
Na sala de aula
Não há idade, nem cor
Por isso aceite e respeite
O meu professor
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele que ele merece!
* Uma boa música para refletirmos especialmente hoje, nosso dia.
Prof° José Ricardo
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
APARECIDA - a mãe negra do Brasil
por José Ricardo de Souza*
Anualmente, milhares de pessoas, de todas as partes do Brasil se dirigem para Aparecida do Norte (São Paulo) em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde está situada a maior igreja do Brasil: a Basílica de Aparecida. Nas procissões e romarias, o povo demonstra, de forma inequívoca, sua veneração pela mãe de Jesus Cristo, representada naquela singela imagem negra, resgatada do rio Paraíba, em 1717, por três humildes pescadores. A ela, são atribuídas muitas graças alcançadas pelas pessoas que acreditaram suas dores e esperanças àquela que mais tarde, mais precisamente em 1929, seria coroada Padroeira do Brasil. Penetrando profundamente na história de Nossa Senhora Aparecida, podemos descobrir uma rica simbologia em cada elemento presente nela.
O primeiro deles é o local onde a imagem foi encontrada, ou seja, num rio. Desde a Antiguidade, os rios sempre foram considerados locais sagrados por proverem de água às populações que deles dependiam. Na Bíblia, Moisés foi resgatado do rio Nilo (c.f. Êxodo 2, 5-6); e João Batista batizava no rio Jordão, inclusive o próprio Cristo foi batizado nele (c.f. Mateus 3, 13-17). Os rios eram considerados como fontes de vida e abundância. Do rio, a imagem foi retirada das águas. A água sempre foi considerada como um símbolo de conversão, daí o porquê de, nos batismos o ministrante aspergir água sobre a cabeça dos batizados. O próprio Jesus se definiu como “água viva” (c.f. João 4,10). Outro ponto importante, é lembrar que a imagem foi encontrada por três pescadores, igualzinhos a Pedro, André, Thiago e João, escolhidos por Jesus para participarem do ministério dos doze discípulos (c.f. Mateus 4, 17-21). Todavia, o que mais chama a atenção mesmo é a cor da referida imagem: negra. Negra, como milhares de irmãos e irmãs africanos que naquela época trabalhavam como escravos no Brasil, expostas às humilhações, à violência, às torturas e à morte.
Resumindo todo isso, podemos dizer que a aparição daquela imagem de Nossa Senhora nas águas de um rio, foi um apelo e um chamado à conversão de um país que se enriquecia às custas da exploração dos negros escravizados. Mais uma vez, Maria reafirma sua presença no meio dos oprimidos e excluídos, Ela mesma apresentou-se como um sinal, servindo-se daquela imagem para passar sua mensagem de libertação das injustiças e da miséria a que os negros estavam aprisionados, uma vez que exploração e opressão não são palavras do dicionário cristão. A imagem de Nossa Senhora Aparecida conclamava os verdadeiros cristãos não somente a repudiarem a escravidão, mas também a lutarem pela sua extinção definitiva, o que se deu em 1888, com a assinatura da Lei Áurea.
Nos dias de hoje, a população negra e seus descendentes continuam a sofrer discriminações e preconceitos, herdados dos tempos do escravismo. A mesma Nossa Senhora Aparecida que lembrava a cor dos cativos, como símbolo de luta e resistência, hoje clama contra as injustiças de nossa época, numa sociedade onde aumentam o desemprego, a violência e a exclusão. A mensagem mariana continua, assim, atualizada com o Magnificat (Cântico de Maria), onde Deus "derruba do trono os poderosos, elevou os humildes; encheu de bens os famintos, e aos ricos despediu de mãos vazias" (c.f. Lucas 1, 52-53).
Para cada romeiro, a visita à Aparecida do Norte, é muito mais do que um ato de fé; é a afirmação do compromisso de amar ao próximo e buscar no projeto da construção do Reino de Deus a inspiração para concretizar a paz e a harmonia entre os homens. Em cada oração, em cada promessa, em cada graça alcançada fica a certeza do amor de Maria para com o povo brasileiro. Ela, que é a nossa Mãe; que revela em sua negritude toda a beleza de se respeitar e dignificar o próximo como irmão e Filho de Deus. Que possamos aprender as magníficas lições deixadas por Maria, assim seja.
* O autor é historiador, escritor, membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista.
AS MENINAS DO BRASIL
por José Ricardo de Souza*
Antes de começar a ler este artigo, pense na sua filha, na sua irmã, ou quem sabe numa sobrinha ou prima; mas lembre-se de que elas precisam ter menos de quinze anos, e mais de um sonho na cabeça.
Anoiteceu. Sob o véu da escuridão e cumplicidade de um esquema que empurra para a indústria do sexo, elas vão chegando para mais uma "jornada de trabalho". Ainda meio perdidas entre a adolescência e a idade adulta, centenas de meninas-moças fazem da prostituição seu único meio de subsistência. Por quantias ínfimas, elas não apenas vendem o corpo, mas também a honra, a dignidade e principalmente o sonho. Sonho de quem acredita que o poder do dinheiro pode comprar uma noite de prazer. Por outro lado, o sonho de quem espera, um dia, sair do mercado do sexo. Contradições de uma sociedade moralista, mas que incita na juventude o desejo desenfreado da sexualidade, e quando esta se vê perdida entre beijos, transas e gravidez, às destina para satisfazer os caprichos de quem pode pagar por uma relação sexual; mesmo que esta seja praticada com alguém que tem a idade de ser sua própria filha, por exemplo. Do ponto de vista sociológico, podemos chamar este câncer social de prostituição infantil, mas não seria incorreto denominá-la de covardia, ou talvez pilantragem.
Como pode um homem, pelo menos é assim que ele se denomina, deitar-se com uma criança, que mal saiu da infância, com seus sonhos de moça (namorar, casar, ter filhos), e tirar desse ser indefeso um prazer carnal, mundano, erótico. E tudo por miseráveis notas de alguns reais, pois o grosso mesmo do dinheiro, não fica nas mãos de quem se deita na cama, mas sim de quem agencia o destino dessas pobres meninas. Segundo a lei, ter relações carnais com pessoa de menor idade, consentidas ou não, é crime, mas fica a pergunta, quem punirá os responsáveis pela prostituição infantil ? Infelizmente, ninguém. A sombra da impunidade cobre os verdadeiros beneficiados com a venda dos corpos dessas meninas. E a miséria social que corroí as nossas cidades serve de celeiro para a formação de novas meninas-moças prostituídas pela necessidade de sustentarem-se a si e a seus familiares. Quando faltam valores morais, religiosos ou familiares, desses que a televisão com suas novelas odiosas tem ajudado a destruir, fica mais fácil alguém se deixar cair nesse submundo de exploração e injustiça. Afinal, quando não existe pudor nem respeito, deitar com alguém que nunca viu só por uns trocados, deixa de ser uma infâmia e passa a ser uma banalidade. Uma triste banalidade.
Deixo a título de testemunho a história de Cândida (obviamente, nome fictício). Aos 16 anos, faz "programas" nas avenidas de Boa Viagem. Filha de pais separados, espancada pelo padrastro, "se perdeu" aos 12 anos com o namorado. Desde então, descobriu, junto com uma amiga, que poderia ganhar a vida, emprestando seu lindo corpinho de adolescente para a prática de sexo. "No começo, foi difícil", falou ela, "tinha nojo dos homens, só queria que terminassem logo, que saíssem de cima de mim". Os relatos de Cândida não diferem do cotidiano de violência e exploração a que estão submetidas as demais prostitutas, quase sempre usadas e abusadas por homens sem caráter, que pelo fato de pagarem, acham que podem fazer com elas o que bem entendem. "Espero, um dia, poder sair dessa vida, mas é muito difícil, não tenho escola, e ninguém me dá um emprego. Queria casar, fazer uma família, saber o que é ser feliz, pois isso eu nunca conheci". As palavras expressam o que a maioria das meninas da noite querem na vida, uma oportunidade apenas, um caminho para que possam ganhar a vida, sem precisar recorrer ao mercado da carne humana.
O nome Cândida não foi escolhido aleatoriamente. Este nome, cujo significado indica pureza, ingenuidade, inocência, quer resgatar uma característica do sórdido mundo da prostituição, que é a dignidade do ser humano que está por trás de uma prostituta. É óbvio que a prostituição, como meio de sobrevivência, é uma coisa condenável, mas não podemos esquecer de resgatar as principais vítimas da indústria do sexo, respeitando-lhes sua condição de ser humano. É fácil atirar pedras. É cômodo afirmar que quem vende o corpo o faz por preguiça ou safadeza. É muito simples dizer que mulher da zona não tem caráter. Entretanto, quem poderá julgar se alguém é prostituta ou foi prostuída por uma situação social de miséria e opressão ? E mais, por que os governantes não combatem a prostituição com programas de qualificação profissional para as prostitutas, dando-lhes uma oportunidade para ingressarem no mercado de trabalho ? Por que os agenciadores de menores não estão na cadeia, que é o lugar adequado para quem procura tirar dinheiro de um corpo inocente ?
As nossas ruas, avenidas e boates estão repletas de "Cândidas" esperando por uma luz no fim do túnel. Esperamos que elas a encontrem, mas que seja antes da AIDS, antes da violência e principalmente antes da morte. E que os governantes passem a encarar o problema como um câncer social, desses que precisam ser urgentemente extirpados, sem deixar nenhuma sequela. Se não for assim, nunca poderemos resolver o grave problema da prostituição das meninas do Brasil.
* O autor é historiador, professor, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista.
Antes de começar a ler este artigo, pense na sua filha, na sua irmã, ou quem sabe numa sobrinha ou prima; mas lembre-se de que elas precisam ter menos de quinze anos, e mais de um sonho na cabeça.
Anoiteceu. Sob o véu da escuridão e cumplicidade de um esquema que empurra para a indústria do sexo, elas vão chegando para mais uma "jornada de trabalho". Ainda meio perdidas entre a adolescência e a idade adulta, centenas de meninas-moças fazem da prostituição seu único meio de subsistência. Por quantias ínfimas, elas não apenas vendem o corpo, mas também a honra, a dignidade e principalmente o sonho. Sonho de quem acredita que o poder do dinheiro pode comprar uma noite de prazer. Por outro lado, o sonho de quem espera, um dia, sair do mercado do sexo. Contradições de uma sociedade moralista, mas que incita na juventude o desejo desenfreado da sexualidade, e quando esta se vê perdida entre beijos, transas e gravidez, às destina para satisfazer os caprichos de quem pode pagar por uma relação sexual; mesmo que esta seja praticada com alguém que tem a idade de ser sua própria filha, por exemplo. Do ponto de vista sociológico, podemos chamar este câncer social de prostituição infantil, mas não seria incorreto denominá-la de covardia, ou talvez pilantragem.
Como pode um homem, pelo menos é assim que ele se denomina, deitar-se com uma criança, que mal saiu da infância, com seus sonhos de moça (namorar, casar, ter filhos), e tirar desse ser indefeso um prazer carnal, mundano, erótico. E tudo por miseráveis notas de alguns reais, pois o grosso mesmo do dinheiro, não fica nas mãos de quem se deita na cama, mas sim de quem agencia o destino dessas pobres meninas. Segundo a lei, ter relações carnais com pessoa de menor idade, consentidas ou não, é crime, mas fica a pergunta, quem punirá os responsáveis pela prostituição infantil ? Infelizmente, ninguém. A sombra da impunidade cobre os verdadeiros beneficiados com a venda dos corpos dessas meninas. E a miséria social que corroí as nossas cidades serve de celeiro para a formação de novas meninas-moças prostituídas pela necessidade de sustentarem-se a si e a seus familiares. Quando faltam valores morais, religiosos ou familiares, desses que a televisão com suas novelas odiosas tem ajudado a destruir, fica mais fácil alguém se deixar cair nesse submundo de exploração e injustiça. Afinal, quando não existe pudor nem respeito, deitar com alguém que nunca viu só por uns trocados, deixa de ser uma infâmia e passa a ser uma banalidade. Uma triste banalidade.
Deixo a título de testemunho a história de Cândida (obviamente, nome fictício). Aos 16 anos, faz "programas" nas avenidas de Boa Viagem. Filha de pais separados, espancada pelo padrastro, "se perdeu" aos 12 anos com o namorado. Desde então, descobriu, junto com uma amiga, que poderia ganhar a vida, emprestando seu lindo corpinho de adolescente para a prática de sexo. "No começo, foi difícil", falou ela, "tinha nojo dos homens, só queria que terminassem logo, que saíssem de cima de mim". Os relatos de Cândida não diferem do cotidiano de violência e exploração a que estão submetidas as demais prostitutas, quase sempre usadas e abusadas por homens sem caráter, que pelo fato de pagarem, acham que podem fazer com elas o que bem entendem. "Espero, um dia, poder sair dessa vida, mas é muito difícil, não tenho escola, e ninguém me dá um emprego. Queria casar, fazer uma família, saber o que é ser feliz, pois isso eu nunca conheci". As palavras expressam o que a maioria das meninas da noite querem na vida, uma oportunidade apenas, um caminho para que possam ganhar a vida, sem precisar recorrer ao mercado da carne humana.
O nome Cândida não foi escolhido aleatoriamente. Este nome, cujo significado indica pureza, ingenuidade, inocência, quer resgatar uma característica do sórdido mundo da prostituição, que é a dignidade do ser humano que está por trás de uma prostituta. É óbvio que a prostituição, como meio de sobrevivência, é uma coisa condenável, mas não podemos esquecer de resgatar as principais vítimas da indústria do sexo, respeitando-lhes sua condição de ser humano. É fácil atirar pedras. É cômodo afirmar que quem vende o corpo o faz por preguiça ou safadeza. É muito simples dizer que mulher da zona não tem caráter. Entretanto, quem poderá julgar se alguém é prostituta ou foi prostuída por uma situação social de miséria e opressão ? E mais, por que os governantes não combatem a prostituição com programas de qualificação profissional para as prostitutas, dando-lhes uma oportunidade para ingressarem no mercado de trabalho ? Por que os agenciadores de menores não estão na cadeia, que é o lugar adequado para quem procura tirar dinheiro de um corpo inocente ?
As nossas ruas, avenidas e boates estão repletas de "Cândidas" esperando por uma luz no fim do túnel. Esperamos que elas a encontrem, mas que seja antes da AIDS, antes da violência e principalmente antes da morte. E que os governantes passem a encarar o problema como um câncer social, desses que precisam ser urgentemente extirpados, sem deixar nenhuma sequela. Se não for assim, nunca poderemos resolver o grave problema da prostituição das meninas do Brasil.
* O autor é historiador, professor, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
TRABALHOS DE HISTÓRIA - 1° ano B
– Objetivo: pesquisar a biografia de _____________________.
– Material: papel ofício ou pautado.
– Manuscrito.
– Seguir as regras da metodologia científica.
– Prazo: 10 dias (vence em 20/10)
ASSUNTOS POR EDUCANDO:
* Luís XIII - Marcela
* Cristovão Colombo - João Victor
* Leonardo da Vinci - Jessé
* Martinho Lutero - Italo Diego
* John Locke - Arthur
* Thomas Hobbes - Amanda Kelly
* Pedro Alvares Cabral - Ewerton
* Michelangelo - Amanda Brilhante
* Jean Calvino - Larissa
* Barão de Montesquieu - Paula
* Cardeal Richelieu - Keila
* Vicente Yanéz Pinzón - Renata
* Rafael Sânzio - Yasmim Duarte
* João Huss - Márcio
* Voltaire - Jéssica
* Jacques Bosset - Ranna
* Infante Dom Henrique - Rondinele
* Sandro Botticelli - Sayonara
* Henrique VIII (Inglaterra) - Mirela
* Miguel de Cervantes - Luana
* Henrique IV (França) - Henrique
* Bartolomeu Dias - Carlos Alberto
* Dante Alighieri - Rebeca
* Jean Jacques Rousseau - Ronaldo
* Thomas Morus - Sandra
* Colbert - Evelyne
* Vasco da Gama - Isabelle
* Maquiavel - Yasmim Mickaeli
* Adam Smith - Daryana
* Erasmo de Roterdã - Janaína
* Elizabeth I (Inglaterra) - Alana
* Fernão de Magalhães - Claudyane
* Bartolomeu Dias - Carlos Alberto
– Material: papel ofício ou pautado.
– Manuscrito.
– Seguir as regras da metodologia científica.
– Prazo: 10 dias (vence em 20/10)
ASSUNTOS POR EDUCANDO:
* Luís XIII - Marcela
* Cristovão Colombo - João Victor
* Leonardo da Vinci - Jessé
* Martinho Lutero - Italo Diego
* John Locke - Arthur
* Thomas Hobbes - Amanda Kelly
* Pedro Alvares Cabral - Ewerton
* Michelangelo - Amanda Brilhante
* Jean Calvino - Larissa
* Barão de Montesquieu - Paula
* Cardeal Richelieu - Keila
* Vicente Yanéz Pinzón - Renata
* Rafael Sânzio - Yasmim Duarte
* João Huss - Márcio
* Voltaire - Jéssica
* Jacques Bosset - Ranna
* Infante Dom Henrique - Rondinele
* Sandro Botticelli - Sayonara
* Henrique VIII (Inglaterra) - Mirela
* Miguel de Cervantes - Luana
* Henrique IV (França) - Henrique
* Bartolomeu Dias - Carlos Alberto
* Dante Alighieri - Rebeca
* Jean Jacques Rousseau - Ronaldo
* Thomas Morus - Sandra
* Colbert - Evelyne
* Vasco da Gama - Isabelle
* Maquiavel - Yasmim Mickaeli
* Adam Smith - Daryana
* Erasmo de Roterdã - Janaína
* Elizabeth I (Inglaterra) - Alana
* Fernão de Magalhães - Claudyane
* Bartolomeu Dias - Carlos Alberto
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
TRABALHOS DE HISTÓRIA - 1° ano A
– Objetivo: pesquisar a biografia de ________________.
– Material: papel ofício ou pautado.
– Manuscrito.
– Seguir a metodologia científica.
– Prazo: 8 dias (vence em 17/10)
ASSUNTOS POR EDUCANDO:
* Luís XIII - Ewelyn
* Cristovão Colombo - Érika Guedes
* Leonardo da Vinci - Sérgio Rocha
* Martinho Lutero - Kassandra
* John Locke - Rildson
* Thomas Hobbes - Isabella
* Pedro Alvares Cabral - Dafne
* Michelangelo - Natália
* Jean Calvino - Luciano
* Barão de Montesquieu - Michael
* Cardeal Richelieu - Italo Henrique
* Vicente Yanéz Pinzón - Taynara
* Rafael Sânzio - Hérica Cavalcanti
* João Huss - Maria Helena
* Voltaire - Fernando
* Jacques Bosset - Cássio
* Infante Dom Henrique - Andrezza
* Sandro Botticelli - Italo Rafael
* Henrique VIII (Inglaterra) - Débora
* Miguel de Cervantes - Nylton
* Henrique IV (França) - Leonardo Ferreira
* Bartolomeu Dias - Juliana
* Dante Alighieri - Dominique
* Jean Jacques Rousseau - Bárbara
* Thomas Morus - Jorge Luís
* Colbert - Larissa
* Vasco da Gama - João Pedro
* Maquiavel - Danrley
* Adam Smith - André Filipe
* Erasmo de Roterdã - Sérgio Freire
* Elizabeth I (Inglaterra) - Leonardo Dantas
domingo, 9 de outubro de 2011
DISTRIBUIÇÃO DAS EQUIPES PARA O SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA 8ª SÉRIE
Assunto: REVOLTA DA ARMADA / REVOLUÇÃO FEDERALISTA
Equipe: Caio, Danielle, Gabriela, Yasmim
Líder: Danielle
Data: 18/10
Assunto: REVOLTA DE CANUDOS
Equipe: Fernando, Heloísa, Luiz Eduardo, Rebeka
Líder: Heloísa
Data: 18/10
Assunto: REVOLTA DO CONTESTADO
Equipe: Alessandra, Kátila, Mirelli, Willaine
Líder: Mirelli
Data: 25/10
Assunto: CANGAÇO
Equipe: Anderson, Gleydison, João Matheus, Lucas Matheus
Líder: Gleydison
Data: 25/10
Assunto: REVOLTA DA VACINA
Equipe: Aline, Amanda, Fabyanne, Priscyla
Líder: Priscyla
Data: 1°/11
Assunto: REVOLTA DA CHIBATA
Equipe: Bruno, José Carlos, Jefferson, Sayara
Líder: José Carlos
Data: 1°/11
Assunto: TENENTISMO
Equipe: Érica, François , Hericles, Richard
Líder: Érica
Data: 08/11
RETARDATÁRIOS: 22/11
REGRAS PARA OS SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA DA 8ª SÉRIE
PRIMEIRA PARTE:
APRESENTAÇÃO
Cada equipe deverá apresentar seu assunto para a classe sob a forma de aula expositiva, podendo usar quaisquer recursos didáticos, por exemplo, cartazes, mapas, vídeos, slides, etc. Não será permitido, porém, a leitura do trabalho durante a apresentação, sendo o componente que assim o fizer, punido. A avaliação para efeitos de conceito nesta parte será individual, dependendo portanto do desempenho de cada membro da equipe.
PONTUAÇÃO: 0 - 5 pontos
SEGUNDA PARTE:
TRABALHO ESCRITO
As equipes deverão elaborar um trabalho escrito sobre os seus respectivos assuntos, sendo que o referido trabalho deverá seguir as técnicas de elaboração, ou seja, deverão apresentar: capa, contra-capa, introdução (pessoal), desenvolvimento, conclusão (pessoal), índice, bibliografia, identificação, seguindo esta ordem. Além do trabalho escrito, deverão ser redigidos também: um resumo do assunto, e um questionário respondido com cinco a dez perguntas. A avaliação desta parte do Seminário é por equipe.
PONTUAÇÃO: 0 - 5 pontos
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
a - Cada equipe deverá se apresentar na data e horário antecipadamente marcado, sob pena de perder pontos na avaliação da apresentação.
b - A entrega dos trabalhos escritos deverá ocorrer no dia da apresentação em sala.
c - Caso um dos membros falte no dia da apresentação, a mesma deverá ministrar sua aula, mesmo na ausência dele.
d - Compete ao líder da equipe gerenciar o andamento interno do respectivo grupo, e também servir como elo entre o professor e a equipe.
e - Caberá ao professor da disciplina avaliar o desempenho dos trabalhos, tanto na parte oral, quanto na parte escrita, sendo que os casos omissos serão por ele devidamente julgados
APRESENTAÇÃO
Cada equipe deverá apresentar seu assunto para a classe sob a forma de aula expositiva, podendo usar quaisquer recursos didáticos, por exemplo, cartazes, mapas, vídeos, slides, etc. Não será permitido, porém, a leitura do trabalho durante a apresentação, sendo o componente que assim o fizer, punido. A avaliação para efeitos de conceito nesta parte será individual, dependendo portanto do desempenho de cada membro da equipe.
PONTUAÇÃO: 0 - 5 pontos
SEGUNDA PARTE:
TRABALHO ESCRITO
As equipes deverão elaborar um trabalho escrito sobre os seus respectivos assuntos, sendo que o referido trabalho deverá seguir as técnicas de elaboração, ou seja, deverão apresentar: capa, contra-capa, introdução (pessoal), desenvolvimento, conclusão (pessoal), índice, bibliografia, identificação, seguindo esta ordem. Além do trabalho escrito, deverão ser redigidos também: um resumo do assunto, e um questionário respondido com cinco a dez perguntas. A avaliação desta parte do Seminário é por equipe.
PONTUAÇÃO: 0 - 5 pontos
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
a - Cada equipe deverá se apresentar na data e horário antecipadamente marcado, sob pena de perder pontos na avaliação da apresentação.
b - A entrega dos trabalhos escritos deverá ocorrer no dia da apresentação em sala.
c - Caso um dos membros falte no dia da apresentação, a mesma deverá ministrar sua aula, mesmo na ausência dele.
d - Compete ao líder da equipe gerenciar o andamento interno do respectivo grupo, e também servir como elo entre o professor e a equipe.
e - Caberá ao professor da disciplina avaliar o desempenho dos trabalhos, tanto na parte oral, quanto na parte escrita, sendo que os casos omissos serão por ele devidamente julgados
sábado, 1 de outubro de 2011
ALGUMAS NOTAS
* Como a maioria das pessoas já sabem suas notas, resolvi tirar as postagens que tinham os resultados. Assim o blog fica mais "enxuto", visualmente falando. Caso alguém queria saber sua nota, pode enviar um e-mail para josericardope2008@yahoo.com.br, mas só até domingo às 18:00 h., porque depois não terei tempo para responder.
* Quanto às recuperações, vai ser assim: segunda, História e Filosofia em todas as turmas do Integral. Terça, Geografia.
* No dia 1° de dezembro vai haver a Amostra dos Trabalhos do Integral de todo o Estado de Pernambuco. Até lá, vamos caprichar nos nossos trabalhos e selecionar os melhores para representar a nossa escola. A mostra deverá ser em Garanhuns, interior de PE.
* Um parabéns pelo bom comportamento do pessoal que foi pra Bienal. Fizemos uma viagem tranquila, sem estresse, como deveria ser sempre, afinal brincar é bom, mas bagunçar, não tem nada a ver.
* Nesse mês, reta final para a realização do Vestibular Seriado da UPE (SSA), portanto vamos focar mais nos assuntos que serão cobrados nas provas.
* Bom final de semana para todos(as)
Prof° José Ricardo.
ASSUNTOS DAS RECUPERAÇÕES - III Bimestre
HISTÓRIA
1° Ano - Idade Média, Os Bárbaros, Feudalismo, Árabes, Bizântinos, Cultura Medieval.
2° Ano - Primeiro Reinado, Período Regencial
GEOGRAFIA
1° Ano - Geomorfologia
2° Ano - Hidrografia do Brasil
FILOSOFIA
1° Ano - A Condição Humana
2° Ano - Lógica
1° Ano - Idade Média, Os Bárbaros, Feudalismo, Árabes, Bizântinos, Cultura Medieval.
2° Ano - Primeiro Reinado, Período Regencial
GEOGRAFIA
1° Ano - Geomorfologia
2° Ano - Hidrografia do Brasil
FILOSOFIA
1° Ano - A Condição Humana
2° Ano - Lógica
ANIVERSARIANTES DO MÊS - outubro
09 - Emelly Michelly (7ªA)
20 - Mirelli Ladislau (8ªA)
20 - Paula Mayara (1°B)
22 - Jorge Luís (1°A)
24 - Hericles Cavalcanti (8ªA)
27 - Paulo César (7ªA)
30 - Beatriz Câmara (2°A)
Aos aniversariantes do mês, meus sinceros parabéns e votos de muitas felicidades. Que vocês consigam atingir todos os seus objetivos e nunca lhes faltem a paz, a saúde e o amor.
Prof° José Ricardo