sábado, 20 de novembro de 2021

👊🏿💪🏾👨🏿‍🦲 Reflexão sobre o Dia da Consciência Negra 👩🏿‍🦱💪🏾👊🏿

👊🏾👊🏾👊🏾 Quando não negam o racismo, tentam minimizá-lo com frases de efeito como as ditas pela apresentadora (BRANCA) Ana Maria Braga no encerramento de seu programa matinal do dia 20 de novembro de 2020: "Não precisamos de um dia de consciência negra, branca, parda, amarela, albina. A gente precisa de 365 dias de consciência humana". Mais uma retórica daqueles que pretendem minimizar mais de 300 anos em que negros foram tratados como coisas e que mesmo após a abolição de 1888 ainda estão presos às correntes do preconceito e da discriminação. Não vamos baixar a guarda, nem calar a voz. Racistas e fascistas não passarão!

#consciencianegrasim
#empoderamentonegro

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

⏳ TIRANDO DÚVIDAS DE HISTÓRIA ⏳Zumbi era escravista?🤔 😳😌😒

⛓️👦🏽⛓️👨🏽‍🦱⛓️👨🏾‍🦰⛓️👨🏿‍🦲⛓️

🤔 A respeito da questão a cerca da posse de escravos por parte de Zumbi dos Palmares, o que se pode dizer com exatidão é que NÃO EXISTEM FONTES OU DOCUMENTOS HISTÓRICOS, NEM RELATOS TESTEMUNHAIS DA ÉPOCA QUE CERTIFIQUEM ISSO. O personagem histórico Zumbi é apresentado pela historiografia como o líder rebelde do Quilombo dos Palmares, sua luta era pela liberdade dos quilombolas e negros escravizados de sua época. Zumbi viveu no século XVII, sendo portanto INCORRETA esperar ou fazer dele um ABOLICIONISTA, pois o movimento abolicionista só ganharia forma dois séculos depois, dentro do contexto da crise do sistema colonial frente ao avanço do capitalismo industrial. Autores cujos trabalhos foram abalizados pela Academia, portanto passaram pelo processo metodológico de pesquisa histórica, são unânimes em afirmar que a tese do "zumbi escravista" não se sustenta por falta de relatos, documentos ou fontes que creditem veracidade ao fato em questão. A principal referência usada para defender essa tese é de um jornalista sem formação acadêmica em História e defensor de ideias revisionistas já refutadas pela Academia.

#fakenewshistorica
#revisionismohistorico
#desinformacaonasredessociais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 2 de novembro de 2021

😒 NÃO SOU COVEIRO, E DAÍ? 😤

✝️⚰️🕯️🦠🕯️⚰️✝️

🖤 No dia de finados de aproximadamente 600.000 brasileiros que tombaram por causa da covid-19 nunca é demais lembrar a falta de respeito, empatia e solidariedade do principal mandatário da República para com as centenas de famílias que perderam seus entequeridos. Se trata de um projeto de poder cruel, desumano e insensível, portanto incompatível com o humanismo que as sociedades democráticas e civilizadas esperam de suas lideranças. Manifestamos nossa solidariedade para com todos que perderam um entequerido para esta triste doença e que se sentem órfãs de uma palavra de consolo da principal autoridade do país. 😞😔😕🙁😢😭

#lutopelasvitimasdacovid
#necropolitica

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛