🌵🍃 🐐 🧐 🐂🍂
💥🔫 Para entender LAMPIÃO, o personagem que ficou para a História, e que foi retratado este ano na Marquês de Sapucaí pela exitosa e campeã IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE, é preciso conhecer o homem Virgulino Ferreira da Silva, e o contexto da época em que ele viveu, final do período monárquico e começo da República, nos sertões nordestinos, castigados pela seca e maltratados pelos latifúndios.
A falta de conhecimento histórico e a facilidade com que as pessoas expõem seus discursos rasos, carregados de ódio e doutrinados pelo tiozão do grupo do zap, mostram claramente o preconceito arraigado contra mitos construídos a partir do nordeste.
Nunca se precisou tanto de História para se desmistificar os estragos que pessoas sem formação e conhecimento estão fazendo usando o poder da comunicação das redes sociais, por isso a importância de iniciativas como o projeto Muita História pra Contar, que leva o conhecimento histórico através das principais redes sociais.
A maioria que detrata Lampião nunca leu Rui Facó (Cangaceiros e Fanáticos) ou Eric Hobsbawm (Banditismo Social), porque conhecimento exige leitura, pesquisa e disposição para aprender.
Criar rótulos, seja de herói ou bandido é uma forma de simplificar o papel do personagem histórico que foi Lampião. Sobre ele e Maria Bonita, sua inseparável companheira, escrevi para o Blog do projeto MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR 👇
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2022/03/hoje-na-historia-080322-111-anos-do.html
#lampiaonasapucai
#imperatrizleopoldinense
#nordesteecangaconosamba
🧭 Concepção e elaboração do texto 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Nenhum comentário:
Postar um comentário