terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

💣💥⚰️ DEZ CONSIDERAÇÕES SOBRE ISRAEL, PALESTINA, HAMAS, E HOLOCAUSTO 😓💥💣

✅ Se solidarizar com as centenas de palestinos da faixa de Gaza que estão sofrendo violações gravíssimas de direitos humanos por conta da contraofensiva israelense ao Hamas NÃO faz de você um apoiador do Hamas.

✅ Netanyahu NÃO representa a opinião unânime da comunidade judaica-israelense, de onde algumas lideranças já se posicionaram contra o massacre de inocentes civis palestinos na faixa de Gaza.

✅ O Hamas NÃO representa o povo palestino; quem faz isso é a Autoridade Nacional Palestina, estabelecida em 1993, a partir dos Acordos de Oslo.

✅ O direito de autodefesa de Israel, assim como de qualquer país ou nação, NÃO pode estar acima do que está estabelecido nas Convenções Internacionais de Genebra – tratados internacionais assinados entre 1864 e 1949 – que estabelecem como crimes de guerra violações de direitos humanos de populações civis.

✅ O Hamas, enquanto organização terrorista é tão danoso quanto seus pares: o ISIS (Estado Islâmico), a AL-Qaeda, o Boko Haram, o Hezbollah, etc. Seu projeto político é teocêntrico, autoritário e contrário à maioria dos direitos humanos estabelecidos internacionalmente.

✅ Entende-se por GENOCÍDIO, a prática deliberada, planejada e executada por um Estado ou governo para exterminar um povo, uma nação ou uma etnia. São exemplos disso: o massacre dos povos ameríndios perpetrado pelos europeus durante o processo colonialista nos séculos XVI e XVII, o genocídio armênio em 1915, o holocausto dos judeus (shoah) durante a Segunda Guerra Mundial, e o genocídio dos tutsis em Ruanda em 1994.

✅ Apesar de contextos diferentes – com suas particularidades e singularidades – que devem ser analisados CUIDADOSAMENTE, antes de emitir-se uma opinião, o holocausto dos judeus e a contraofensiva israelense aos terroristas do Hamas tem elementos em comum – o assassinato massivo de civis é um exemplo disso. Medir ambos pela mesma régua histórica é incorrer no perigo de anacronismos desnecessários.

✅ Nada justifica a matança de crianças, a violação sexual de mulheres, a prática de torturas, e o extermínio de civis num conflito bélico, seja qual for uma das partes envolvidas.

✅ Quem questionou porque não pode existir um partido nazista no Brasil não foi ninguém ligado à esquerda, mas um youtuber reconhecidamente ligado à (extrema) direita, ao qual foi respondido por um deputado federal com a seguinte afirmação "A Alemanha errou ao criminalizar o nazismo em 1945". Tudo isso num mesmo programa de podcast.

✅ E para concluir, NADA disso estaria acontecendo se Israel tivesse RESPEITADO o Plano de Partilha da Palestina apresentado em 1947, elaborado pela ONU com a participação do brasileiro Osvaldo Aranha. Erros do passado que geram consequências funestas para o futuro.

#ofensivaisraelense
#massacrepalestino
#historiadasguerras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre os conflitos entre israelenses e palestinos, acesse:





⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

🎂🎉 PARABÉNS REINALDO CARNEIRO LEÃO 🎊🍰

⏳🎂⌛🎂 🥳 🎂⌛🎂⏳

⌛🎉 Quando um historiador faz aniversário, o que outro historiador pode desejar-lhe?🤔 Aniversários lidam com o tempo, nós também. 🕰 O que é um aniversário se não mais um calendário cujas páginas são viradas para que novas histórias sejam contadas? 📆 E se tem alguém que sabe contá-las com primor e sapiência, este é REINALDO CARNEIRO LEÃO, atual primeiro secretário do IAHGP,  que hoje, dia 12 de fevereiro, completa mais uma data natalícia. 🎊 Reinaldo é um verdadeiro baluarte da genealogia pernambucana, de memória ímpar, consegue explicar as origens da maioria das famílias que formaram o nosso Estado. Zeloso e dedicado, ele recebe a todos que procuram o IAHGP, desde o estudante até o mais graduado pesquisador, com a mesma atenção e respeito. Não é por acaso que a gente pode dizer quando está perto dele: "senta, que lá vem História". ⌛❤⏳ E vem mesmo! Reinaldo é um daqueles mestres da historiografia que hoje não se encontram mais. Estudioso moldado e formado em livros, documentos antigos, fontes primárias. 📜 Historiador raiz, como se diz, que nunca se esquivou de uma boa pesquisa, nem de criticar quem desrespeita o legado deixado pelos nossos antepassados. 📚 Hoje, dia de seu aniversário, é o momento ideal para expressarmos o quanto somos gratos por tudo o que ele fez e faz pelo IAHGP. 😍 E desejar-lhe muitos anos de vida, com saúde, felicidade e paz. Que seja sempre essa pessoa fantástica e maravilhosa! 🤗 E que nunca lhe falte... muita História pra contar!  👏👏👏👏👏👏

#parabensreinaldocarneiroleao
#niverdereinaldocarneiroleao
#aniversariodehistoriador

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

⌛🎊 Memória Carnavalesca - JOVENS DO NOBRE CRIARAM COREOGRAFIA DO HIT DO CARNAVAL DE 2011 🎵🎉

🎼 🎷 🎼 📀 🎼 🎸🎼

🎉 Quem brincou o carnaval há treze anos provavelmente ouviu ou cantou um refrão que repetia "quero não, posso não, minha mulher não deixa não", que foi o hit do carnaval de 2011, e regravada por vários artistas, como por exemplo, a banda Aviões do Forró. Mas o que emplacou mesmo o sucesso da música foi a coreografia idealizada por jovens estudantes da ESCOLA AMARINA SIMÕES, Bruno Aguiar (Ponga) da EJA à noite, Glawdstone Jadson (Gal) do terceiro ano, e Wêudson Alves (Mimoso) da oitava série. Felipe Santos, o Anjo, era o único dos quatro que não era aluno nosso. O grupo formado por estava numa casa de praia em Maria Farinha e resolveram gravar um vídeo. A música escolhida foi "Minha Mulher não Deixa Não" composta por Reginho e que estava no CD do Dj Sandro. A dança dos garotos feita para "zoar com os amigos dominados", como eles mesmo diziam, viralizou e o vídeo atingiu mais de dois milhões de acessos em menos de um mês (atualmente já passou dos 5 milhões), ficando entre os cinco mais vistos no mundo na época. Em poucos meses Bruno, Felipe, Glawdstone e Wêudson ficaram conhecidos nacionalmente e participaram de vários programas de rádio e TV (inclusive uma participação no Domingão do Faustão). A agenda de shows lotada, a música bem executada nas emissoras de rádio, jornais e entrevistas, assim era a rotina dos quatro dançarinos de Reginho e Banda Surpresa (nome dado ao grupo). A carreira de sucesso dos quatro jovens sofreu um revés na noite de 24 de fevereiro de 2011 no quilômetro 60 da BR-110, em Jeremoabo, na Bahia, quando após desviar de um veículo, o motorista do ônibus que levava a banda perdeu o controle, saiu da pista e capotou várias vezes. O acidente deixou uma vítima fatal: Lenine Filho, baixista do grupo. Felipe e Bruno não sofreu nada, mas Glawdstone ficou ferido no joelho e Wêudson levou pontos na cabeça. A tragédia fez com que Bruno, Glawdstone, e Wêudson abandonassem o grupo desistindo da carreira artística. Felipe Santos partiu para a carreira solo junto com Elton seu irmão e o DJ Túlio Nicolas e formaram o grupo Meninos da NET. Dos quatro é o único que ainda está no meio artístico com o nome de Felipe Original. Treze anos depois restam apenas as lembranças e saudades dos tempos de fama, quando uma brincadeira de amigos gravada numa simples máquina fotográfica se transformaria no maior hit do carnaval de 2011. 📺 🎞️ 📻

#memoriaamarina 
#13anosdeminhamulhernaodeixa
#historiadocarnavalpernambucano

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️professor e historiador

⏳#muitahistoriapracontar⌛