quarta-feira, 21 de abril de 2021

💪😠 A CONJURAÇÃO MINEIRA 😤💪

🤔 INCONFIDÊNCIA OU CONJURAÇÃO ❓ 

Apesar da maioria dos livros de História citarem a nomenclatura “Inconfidência Mineira” preferi usar nesta postagem a terminologia de Conjuração, uma vez que a palavra “Inconfidência” significa traição, ao passo que a palavra “Conjuração” significa revolta ou rebelião, o que a meu ver tem mais a ver com o contexto histórico dessa revolta.

AS CAUSAS

💰 A exploração do Brasil por Portugal.
💰 O esgotamento da produção aurífera (de ouro) em Minas Gerais, gerando pobreza e endividamento.
💰 Os altos impostos devidos pelos mineradores, amedrontados com a cobrança forçada (a Derrama).
💰 As influências externas das ideias liberais dos pensadores europeus, denominados iluministas.
💰 A Independência dos Estados Unidos (1776) e a Revolução Francesa (1789), cujos ideais orientaram a ação dos conjurados mineiros.

OS PERSONAGENS

De modo geral, a Conjuração Mineira foi uma revolta de pessoas ricas, influentes e poderosas da sociedade mineira. Eram donas de terras, minas e escravos. O mais humilde de todos foi Tiradentes, um ex-dentista revoltado com a exploração de Portugal. As principais pessoas envolvidas foram:

👊 Cláudio Manuel da Costa - poeta e advogado
👊 Tomás Antônio Gonzaga - poeta e juiz
👊 Inácio José de Alvarenga Peixoto - poeta e latifundiário
👊 José de Oliveira Rolim - padre
👊 Carlos Correia de Toledo - padre
👊 Manuel Rodrigues da Costa - padre
👊 José Álvares Maciel - estudante de química
👊 Francisco de Paula Freire de Andrade - tenente-coronel
👊 Domingos de Abreu - coronel
👊 Joaquim Silvério dos Reis - coronel
👊 Joaquim José da Silva Xavier - alferes

AS PROPOSTAS

✅ Separar a região das Minas de Portugal.
✅ Proclamar a república.
✅ Mudar a capital de Vila Rica para São João Del Rey.
✅ Fundar uma universidade em Vila Rica.
✅ Conceder auxílio às famílias numerosas.
✅ Instituir o serviço militar obrigatório.
✅ Instalar indústrias.

✳️ OBSERVAÇÃO: a abolição da escravatura era defendida por alguns conjurados, haja vista a maioria possuir numerosos escravos.

O DESENROLAR DOS FATOS

💣 Os conjurados acertaram o dia da Derrama para dar início à revolta, mas receosos de um fracasso no levante, vários participantes denunciaram o movimento ao governador de Minas Gerais, o Visconde de Barbacena, em troca do perdão de dívidas acumuladas à Coroa. Silvério dos Reis foi apenas um deles.

💣 O governador decidiu suspender a Derrama, desorientando o movimento. Um a um, todos os envolvidos foram capturados e enviados ao Rio de Janeiro.  Foram instauradas duas Devassas (investigação e processo dos acusados), uma no Rio e outra em Minas, o que prolongou o julgamento dos revoltosos a três longos anos.

O DESTINO DOS CONJURADOS

⚖️⛓️ Os conjurados foram mantidos incomunicáveis durante o desenrolar do processo. Cláudio Manuel da Costa foi encontrado enforcado na prisão, provavelmente assassinado pelos seus captores. A sentença final foi dada em 1792 pela rainha de Portugal, D. Maria I: onze condenações à morte, cinco a degredo perpétuo (exílio) e várias penas de prisão. Entretanto, todos os condenados à morte foram absolvidos pela rainha, exceto o mais pobre do grupo: Tiradentes.

⚖️⛓️ O cumprimento da sentença se fez em 21 de abril de 1792 no Campo de São Domingos, Rio de Janeiro. Tiradentes foi sumariamente enforcado e esquartejado. Sua casa foi arrasada e seus descendentes considerados infames. A cabeça de Tiradentes ficou exposta em praça pública, de onde foi roubada e nunca mais se soube de seu paradeiro.

⚖️⛓️ O desejo do alferes, libertar o Brasil do jugo português, foi realizado vinte anos depois pelo herdeiro do trono português, D. Pedro de Alcântara e Bragança. O assassinato de Tiradentes não foi suficiente para tirar do povo a vontade de ser livre e independente da exploração colonial.

📕📗 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 📘📙

📖 AQUINO, Rubim Santos Leão. Um Sonho de Liberdade. A Conjuração de Minas. São Paulo: Moderna, 1998.
📖 BARROS, Edgar Luís. Os Sonhadores de Vila Rica. Coleção História em Documentos. São Paulo: Atual, 1989
📖 COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil - da Conquista à Independência. Volume 1. São Paulo: Saraiva, 1992.
📖 DORIA, Pedro. 1789 - A história de Tiradentes, contrabandistas, assassinos e poetas que sonharam a Independência do Brasil. São Paulo: Harper Collins, 2017.
📖 LEMINSKI, Cristina. Tiradentes e a Conspiração de Minas Gerais São Paulo: Scipione, 1994.
📖 MOTA, Carlos Guilherme. Tiradentes e a Inconfidência Mineira. Coleção o Cotidiano da História. São Paulo: Ática, 1995.
📖 PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudino. História e Vida - Brasil: da Pré-História à Independência Volume 1. São Paulo: Ática, 1993.
📖 SOUZA, Osvaldo Rodrigues. História do Brasil Volume 1 São Paulo: Ática, 1992.
📖 VICENTINO, Cláudio & DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio. História Geral e do Brasil. Série Parâmetros. São Paulo: Scipione, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário