domingo, 26 de setembro de 2021

🛐 DEUSES, HOMENS E ATEUS 🧐

📖✍️ Por José Ricardo de Souza*

Quando alguém diz: "eu acredito em Deus", a primeira indagação que faço é: "a qual deus ela se refere?"🤔 Estaria ela falando de Iawvé, de Jesus Cristo ou de Alá, as principais divindades das três grandes religiões abrâamicas monoteístas? 🔯✝️☪️ Ou se reportando a Buda (que nem é um deus propriamente dito, assim como o Budismo não é uma religião), a Vishnu, a Ganesh, a Shiva, a Brahma, algumas das divindades do panteão asiático?🤔 Ou seria uma lembrança dos deuses do passado como Ísis, Seth e Osíris dos egípcios, Zeus, Atena e Poseidon dos gregos; Júpiter, Minerva e Netuno dos romanos; Odin, Thor e Loki dos nórdicos; Quetzalcoalt dos Astecas, etc...?🤔 (a lista é bem mais extensa, cite apenas alguns dos deuses desses povos). Será que essa menção é estendida aos deuses cultuados pelas populações indígenas e afro-brasileiras também?🤔 Assim chegamos ao primeiro ponto, que é a existência de várias divindades que foram e/ou são cultuadas por povos diferentes em épocas e culturas diversas.

O fenômeno religioso é muito mais cultural do que teológico. E mesmo assim não sustenta a ideia da existência da divindade, expressa apenas o desejo dos seres humanos de lidarem com a chamada transcendência, essa relação com o sagrado, que media nossa existência em questões existenciais como a doença, o sofrimento e a morte; ambas reflexos da condição humana, mas que em busca de sentidos e significados, o ser humano historicamente buscou uma explicação além do racional, e encontra isso no campo mítico. Religiões e religiosidades são expressões de natureza mítica, pontuadas em crenças que se explicam a partir da fé, da crença, materializada em símbolos ou espaços do sagrado. 🙏 Como fenômenos sujeitos à temporalidade e à cultura devem ser entendidas também sob o crivo das ciências humanas e sociais, como a História, a Antropologia, a Sociologia (sem esquecer da Filosofia, claro).

Outro ponto que julgo pertinente nesse debate é sobre a negação da divindade, popularmente chamada de ateísmo. A princípio é bom destacar que não existe "ateísmo" (assim como não existe "religião" no singular), mas sim várias expressões do pensamento ateísta, que é tão diverso quanto o pensamento religioso. O ateísmo de Richard Dawkins não é o mesmo de Stephen Hawking, que não é o mesmo de Marx ou de Nietzsche, só para citar alguns exemplos. Negar a existência de uma divindade e de tudo o que a ela se refere é apenas o ponto de partida para estes teóricos. Lembrando que diferentemente dos ateus, temos os chamados agnósticos, que também não acreditam, mas dizem não ser possível comprovar empiricamente a não existência da divindade, por isso preferem ficar na cômoda situação do "talvez".❓

Num país de maioria religiosa, como é o caso do Brasil 🇧🇷, existe um preconceito muito grande em relação às pessoas ateias, maior do que se imagina. 😠 Eu sempre digo que é mais fácil hoje "sair do armário" (expressão usada para quem assume a homoafetividade) 🏳️‍🌈 do que "sair da caverna" (numa clara alusão ao mito da caverna de Platão) . 🧐 Um candidato que se declara homoafetivo poderia até chegar a ser presidente da República, mas um ateu declarado jamais chegaria a este cargo no Brasil. 🗳️ O discurso antiateista é reforçado com frases sutis (assim como outras mazelas como o racismo também o são) do tipo "é impossível viver sem deus", "matou porque não tem deus no coração", "isso é um degenerado porque não tem fé", etc... Discurso esse reforçado pela própria mídia, principalmente nos programas policialescos. 📺 Além, é claro de condenarem os ateus ao inferno! Coisa que nem ateus acreditam que exista! 😳

Afinal, o que querem os ateus?🤔 Se você pensou que eles pretendem o fim de sua religião, você decididamente não sabe nada sobre ateísmo!😒 Aos ateus, não importa em quem ou no quê você acredita, contanto que você esteja feliz e satisfeito com as respostas que encontrou para responder aos dilemas de sua existência.😃 Ateus honestos não se preocupam em atacar ou macular religiões e religiosidades. Agora se tem um ponto do qual eles não abrem mão é sobre a laicidade do Estado. 🏛️

A laicidade é a separação entre Religião e Estado, cujas origens remontam ao pensamento iluminista que norteou a Revolução Francesa de 1789, ⚔️💣🔫 sendo um dos princípios basilares do republicanismo e portanto do Estado Democrático de Direito. O Estado laico, ao contrário do que pregam alguns religiosos mal intencionados ou desonestos mesmo, defende a liberdade religiosa e a preservação dos seus locais de culto e de suas liturgias. 🙏🛐🙏 É diferente do Estado antirreligioso que proíbe, persegue e restringe as expressões do Sagrado em seu meio. Embora alguns veem a laicidade como uma inimiga ou entrave para o desenvolvimento das religiões, ela é muito mais útil e necessária do que se imagina, principalmente num país marcado pela diversidade religiosa. Historicamente falando, já vimos que a simbiose entre Estado e Religião nunca deu certo, principalmente para as camadas mais baixas da pirâmide social. Exemplos não faltam: os faraós egípcios, os imperadores romanos, o cesaropapismo, a Igreja Católica medieval, a Inquisição, etc. 😒

As religiões e religiosidades devem ser entendidas como construções meramente históricas e culturais. Ninguém nasce judeu, cristão ou muçulmano (só para citar as três maiores do monoteísmo), mas se torna judeu, cristão e muçulmano a partir de suas experiências cotidianas mediadas pela cultura adotada pelo grupo social a qual pertencem. 🕍 💒 🕌 A fé e as crenças atribuem sentidos e significados que respondem às inquietações existenciais, e são importantes nesse aspecto porque precisamos servem como sustentação psicológica para lidar com temas dilacerantes como dores e perdas. 😞😓 Religiosos, arreligiosos, ateus e agnósticos precisam aprender a conviver pacificamente, cada qual respeitando o espaço do outro. 🤝 A minha descrença (sou ateu e não escondo isso) não me dá o direito de ofender a sua crença. Assim como a sua crença não te dá o direito de ofender a minha descrença. Ambos temos a obrigação moral e ética de respeitar as posições divergentes e procurar na convergência (sim, existem pontos comuns que ateus e religiosos concordam, como por exemplo nas discussões sobre ética) o que podemos estabelecer dentro de um diálogo interreligioso pautado nas experiências dessa relação entre profano e sagrado. Como se pode perceber temos muito o que aprender e ensinar quando deixamos nossa arrogância e soberba intelectuais de lado e nos deixamos levar pela curiosidade e pelo encanto com o conhecimento que a fé ou a descrença do outro podem proporcionar. 📚

Não temos respostas para tudo, nem certezas do nada, mas continuamos buscando entre o céu e a terra os porquês que provocam nosso raciocínio há milênios de existência. Caminhamos entre o mito e a razão, entre o dilema da vida e a dúvida do pós-morte, entre elementos que julgamos tão fortes quanto nossas crenças: ar, água, fogo, terra. Os deuses do passado viraram mitologia no presente, e os deuses do presente, o que virarão no futuro?🤔 Guimarães Rosa tinha razão quando eacreveu em seu célebre Grandes Sertões: Veredas: "Reza é que sara da loucura"?🤔 São tantas questões que se somam aquela que me fez escrever este artigo: "Deus existe?" A qual respondo que, enquanto historiador, não me atenho a existência ou não da divindade, deixando este dilema para os teólogos. A eles cabe se debruçar sobre este tema. Ao meu olhar, de estudioso das ciências humanas e sociais, ⏳ me interessam como os seres humanos 👩‍👩‍👦‍👦👩‍👩‍👧‍ agiram, sentiram, pensaram, e quais relações sociais, políticas, econômicas e culturais estabeleceram entre si baseando-se em suas crenças.

📝 O autor é historiador, professor da rede pública estadual, membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista, criador do projeto Muita História pra Contar. ⏳❤️⌛


segunda-feira, 20 de setembro de 2021

💣⚔️💥 PAULISTA DE PERNAMBUCO E OS FARRAPOS GAÚCHOS 💥⚔️💣

🎉 O dia 20 de setembro é celebrado anualmente pelos gaúchos por ser a data do início da Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil brasileira, que durou de 1835 a 1845.

Os farrapos questionavam o sistema tributário da época, que atingia principalmente o preço do charque dos grandes estancieiros gaúchos, forçando-os a pegar em armas pela emancipação de Santa Catarina, transformada em República Juliana, e do Rio Grande do Sul, que ficou sendo a República de Piratini.

A revolta foi sufocada após a maioridade de D. Pedro II e graças às estratégias pouco éticas de Luís Alves de Lima e Silva, o então Barão de Caxias, algumas com resultados desastrosos como o massacre dos lanceiros negros em Porongos em 14 de novembro de 1844.

Apesar de distantes 3781,3 Km em linha reta, os farrapos sulistas e um bairro de Paulista tem uma coincidente relação. Várias ruas de Paratibe homenageiam líderes farroupilhas como Davi Canabarro e Bento Gonçalves: as ruas General Bento Gonçalves e a 3 travessa General Canabarro. Além dessas duas ruas, uma escola privada do local se chama Anita Garibaldi, localizada na rua Severino Francisco Lopes. Anita foi companheira de Giuseppe Garibaldi e ambos lutaram na Guerra dos Farrapos.

Gaúchos e paulistenses têm algo em comum, apesar da maioria de ambos desconhecerem estas coincidências. 🙄😳🧐

#186anosdoiniciodaguerradosfarrapos
#guerraserevoltasbrasileiras
#geografiaehistorialocais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 19 de setembro de 2021

🏤👨‍🏫 📖 ✍️ CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE 📖✍️ 👩🏽‍🏫🏤

📚✏️ Amado por muitos e odiado por outros, mas incompreendido pela maioria dos seus detratores, Paulo Freire continua sendo uma referência quando o assunto é educação. O filósofo, pedagogo, pensador Paulo Freire fez de uma observação simples o princípio de sua pedagogia: a aprendizagem se dá a partir da percepção da realidade e de sua transposição para o mundo fonético das palavras. Através de Freire, mais do que significados, as palavras ganharam um sentido na vida de quem as aprendia. Ao contrário dos que o acusam, Paulo Freire nunca foi comunista ou socialista, mas sim um visionário. Ele acreditava no poder libertário da educação. Sabia que o domínio das palavras era um caminho para as classes mais empobrecidas se empoderarem e construírem novos horizontes. A sua revolução não seria pelas armas ou com sangue, mas com livros e lápis, e cérebros questionando e refletindo sobre a realidade social. Infelizmente, em tempos de fake news e polarização partidária, Paulo Freire foi colocado no centro de um debate que não nunca foi o dele: o da política partidária. A práxis freiriana é voltado ao campo do conhecimento, da produção de saberes, que ele mesmo colocou não existir saber superior ou inferior, apenas saberes diferentes. Não é por acaso que desde 2012 ele é o patrono da educação brasileira (PL 12612/12, embora já tenham tentado revogar essa PL, mas sem sucesso).

Paulo Freire é o autor brasileiro mais citado em trabalhos acadêmicos do mundo. Sua obra é estudada nas melhores universidades, inclusive em Havard. Seu método de ensino, baseado na leitura de mundo precedida da leitura da palavra com destaque para a autonomia do educando, enquanto sujeito do processo pedagógico, foi responsável pela alfabetização de centenas de jovens e adultos. Foi agraciado com cerca de 48 títulos, entre doutorados honoris causa e outras honrarias de universidades e organizações brasileiras e do exterior. É considerado o brasileiro com mais títulos de doutorados honoris causa e é o escritor da terceira obra mais citada em trabalhos de ciências humanas do mundo: Pedagogia do oprimido. Seus opositores dificilmente conseguirão macular, apagar ou retirar seu nome da lista dos grandes pensadores educacionais do mundo.

Paulo Freire e sua obra está muito além do discurso de ódio usado pela maioria de seus detratores quando o chamam de comunista (embora a maioria sequer sabe a diferença entre socialismo e comunismo, muito menos tenham lido Marx, Engels ou Trotski) e o culpam pelas deficiências do atual sistema de ensino. Seus detratores nunca leram sequer "A Importância do Ato de Ler", o livrinho mais básico para entender a pedagogia freidiana.  A aversão que a direita brasileira tem dele é porque a pedagogia de Paulo Freire provoca questionamentos, forma cidadãos críticos sobre a realidade social na qual estão inseridos, e isso desagrada a elite do atraso que sonha com a volta da sociedade no estilo "casa grande e senzala". Quem destrata Freire o faz porque não lê, é doutrinado por correntes de WhatsApp, e acredita em vídeos de youtuber de extrema-direita. Paulo Freire é um dos maiores pensadores e intelectuais brasileiros. E não será meia-dúzia de desonestos intelectualmente, formados em História Politicamente Incorreta Narloquiana pela UNIZAP e com especialização pela Fac-Face que vão conseguir destruir ou apagar o que o mestre recifense deixou. Paulo Freire deixou um legado que deve ser valorizado por todos aqueles que acreditam no papel revolucionário de uma educação com compromisso social. Viva Paulo Freire! Salve o patrono da educação brasileira! 👏👏👏👏👏👏

#centenariodepaulofreire
#freirepatronodaeducacao
#porumaeducacaolibertaria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo de Souza 🖋️professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

📚✏️👨🏻‍🎓👨‍🏫 O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE 🧑‍🎓✏️📚

📖✍️ Não se pode falar em educação sem amor.

📖✍️ A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

📖✍️ Toda neutralidade afirmada é uma opção escondida.

📖✍️ Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes.

📖✍️ Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.

📖✍️ Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.

📖✍️ Palavra não é privilégio de algumas pessoas, mas o direito de todos.

📖✍️ A educação é um ato de amor, por isso mesmo, um ato de coragem.

📖✍️ Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.

📖✍️ A alfabetização é muito mais que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo.

📖✍️ Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário.

📖✍️ Sendo professor, nunca te falte consciência de classe, nem compromisso social.

📖✍️ Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

📖✍️ Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

📖✍️ Se não posso estimular sonhos impossíveis, não devo negar o direito de sonhar com quem sonha.

📖✍️ Se eu não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo as pessoas, não posso entrar em diálogo.

📖✍️ Luto por uma educação que nos ensine a pensar e não por uma educação que nos ensine a obedecer.

📖✍️ Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

📖✍️ Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

📖✍️ Eu gostaria de ser lembrado como um sujeito que amou profundamente o mundo e as pessoas, os bichos, as árvores, as águas, a vida.

📖✍️ É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

📖✍️ Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

📖✍️ Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também.

📖✍️ Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.

📖✍️ Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitissem às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica.

📖✍️ Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário.

📖✍️ Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gente e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

📖✍️ Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? Lavar as mãos em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele.

📖✍️ Nenhuma pedagogia que seja verdadeiramente libertadora pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como infelizes e apresentando-os aos seus modelos de emulação entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção.

📖✍️ É preciso ter esperança. Mas tem que ser esperança do verbo esperançar. (...) esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir. É ser capaz de recusar aquilo que apodrece a nossa capacidade de integridade e a nossa fé ativa nas obras. Esperança é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída. Por isso, é muito diferente de esperar; temos mesmo é de esperança.

#100AnosdePauloFreire
#PensamentosdoMestrePauloFreire
#FreirePatronodaEducacaoBrasileira

 🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo de Souza 🖋️professor e historiador.

 ⏳#muitahistoriapracontar⌛



sábado, 11 de setembro de 2021

✈️🏬💥 WORLD TRADE CENTER - A SIMBOLOGIA DE UM ATENTADO 💥🏬✈

📝 por José Ricardo de Souza

⏳ Historiador, professor da rede pública estadual de ensino, escritor, membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista-PE ⌛

A série de atentados terroristas ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 foi carregada de significados simbólicos escolhidos, aleatoriamente ou não, para chocar a opinião pública mundial e demonstrar as fragilidades do sistema de defesa norte-americano. A execução dos atos de terror foram meticulosamente planejados, de forma que, cada ação tivesse um efeito moral, ou melhor desmoralizante, como se fossem pequenos atos cirúrgicos, com o objetivo de mostrar ao mundo as feridas abertas no coração da América capitalista.

A escolha dos alvos, no caso o World Trade Center, o Pentágono, e provavelmente a Casa Branca, revelam que os terroristas pretendiam muito mais do que destruir alguns prédios, levando consigo alguns vidas inocentes. Seus objetivos tinham um alcance maior, mais amplo, pois estavam lidando com símbolos, verdadeiros ícones dos Estados Unidos, e que portanto, se fossem atingidos, teriam uma repercussão ímpar na sociedade americana. As armas escolhidas, no caso aviões que faziam vôos comerciais internos, também revelam uma predisposição em atacar os Estados Unidos, usando empresas de nacionalidade norte-americana (no caso a American Airlines e a United Airlines).

O principal alvo atingido, o World Trade Center, era muito mais do que dois grandes gigantes de concreto incorporados no conjunto arquitetônico de Nova Iorque, as torres gêmeas eram símbolos da prosperidade norte-americana. Nada poderia representar melhor o capitalismo globalizado do que o World Trade Center, pois lá existiam mais de 500 empresas, e circulavam por dia, aproximadamente mais de 100000 pessoas, das mais variadas nacionalidades (inclusive brasileiros), dentre turistas e pessoas que trabalhavam nas dependências dele. Podemos dizer que o World Trade Center era um micromundo que simbolizava o cosmopolismo nova iorquino, ou seja, o estereótipo da cidade dos sonhos de qualquer habitante do Terceiro Mundo, uma terra de oportunidades, como se referiu um dos brasileiros que lá vivem.

O tempo decorrido de aproximadamente vinte minutos entre um colisão de um avião e a outra, foi o suficiente para que as grandes redes de TV americana mostrassem em tempo real, para todo o mundo, o impacto do segundo Boeing contra o edifício. Numa escala planetária, milhões de pessoas assistiram toda a manipulação do horror terrorista do que pode ser considerado o maior e mais bem articulado atentado de todos os tempos. Ficou demonstrado a força veicular dos meios de comunicação, agora numa escala verdadeiramente globalizada, fazendo uso de recursos como satélites, TV a cabo, Internet, etc.

Atingir o Pentágono, outro símbolo do poderio norte-americano, foi mais outra ação ousada dos terroristas. No Pentágono estão sediados o Ministério de Defesa e o Estado Maior das Forças Armadas. A idéia que cerca o Pentágono sempre foi a de uma fortaleza inexpugnável, que jamais poderia ser atingida, monitorada pelo que há de mais avançado em serviços de segurança e inteligência. O ataque terrorista veio pôr toda essa premissa por terra. O Pentágono mostrou-se, tão vulnerável, como Nova Iorque, ou qualquer outro ponto que fosse escolhido para um ataque. Algo que, na época da Guerra Fria, poderia até ser pensada do ponto de vista de uma invasão externa, mas nunca imaginada a nível interno, ainda mais atingido por aviões tomados por seqüestro, e jogados contra o símbolo maior do belicismo americano.

Outros possíveis, ou prováveis alvos que foram citados, mais precisamente a Casa Branca e a casa de campo do presidente da república em Camp David, também possuem conotações simbólicas, pois ambas servem de residência para o chefe maior da nação, no caso o próprio presidente, além da coincidência (ou não) de que foi em Camp David que foram assinados vários acordos de paz entre palestinos e judeus. O ato de morrer num ataque suicida também possuí sua mística simbólica, pois terroristas que optam por esta vertente, acreditam piamente que lutam por uma causa sobrenatural, ou mesmo divina. Para eles, morrer para a honra e glória de Alá, não é o fim da existência em si mesmo, mas sim um caminho para a recompensa eterna, para a salvação do espírito, numa perspectiva mais ampla.

Os Estados Unidos não tiveram apenas perdas significativas no ponto de vista material e humano, mas principalmente nas simbologias que cercam o imaginário de qualquer povo ou cultura do mundo. O que mais causa dor na América ferida e duramente atingida, não é apenas a desmoralização pelos estragos ocorridos, mas também a marca da destruição em idéias, conceitos, paradigmas que fundamentaram a ideologia da supremacia norte-americana durante anos. Para se contrapor a isso, os norte-americanos tentam reabilitar seus símbolos. O uso constante da bandeira nacional, pode ser citado como um exemplo dessa busca pela auto-estima magoada e ferida após os atentados.

📖✍️ Artigo publicado no Jornal Folha de Pernambuco, edição de 11 de setembro de 2002.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

🗡️🇧🇷 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A "INDEPENDÊNCIA DO BRASIL" - II 🇧🇷🗡️

🤝🏻 Não podemos afirmar que houve uma ruptura na cúpula do poder político, mas no máximo uma transição negociada com o próprio reino português, onde o princípe-regente nada mais era do que o herdeiro de D. João VI, o princípe D. Pedro. A famosa citação atribuída ao próprio D. João VI dá uma ideia disto: "Pedro, se o Brasil se separar, antes que seja para ti, que me hás de respeitar do que para qualquer desses aventureiros". (Citado em COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. Saraiva: São Paulo, 1990)

💰 O Brasil deixou de ser dominado dentro do contexto colonialista de Portugal, mas passou para a influência do capitalismo da Inglaterra, que teve várias benefícios com a nossa emancipação como a renovação dos Tratados de 1810 que davam aos ingleses privilégios alfandegários. A única coisa que a Inglaterra não conseguiu dentro do contexto da emancipação foi a abolição da escravatura, uma vez que a mão-de-obra escrava era até então a base da economia da época.

😕 A população, em geral, nada teve a comemorar no dia 8 de setembro de 1822. A maioria da população continuava escrava, analfabeta e excluída das decisões nacionais. Os fazendeiros mantiveram seus latifúndios. A economia, que antes era dominada pelos portugueses, agora passaria a ser pelos ingleses. A mudança de regime não alterou, nem modificou as estruturas sociais da época, apenas consolidou o poder das arsitocracias rurais.

💣 Finalmente, para concluir, é equivocada a ideia de que ao contrário dos E.U.A. a nossa "Independência" se deu de forma tranquila e pacífica. Aconteceram verdadeiras "guerras pela independência" nas províncias em que a presença portuguesa era forte (Grão Pará, Piauí, Bahia) e também na província Cisplatina, que fora anexada por D. João VI dos espanhóis, mas que nunca aceitaram a dominação brasileira. Houve conflitos sim, e muita gente derramou o sangue para assegurar a "Independência". O Imperador D. Pedro I chegou a contratar soldados mercenários de outros países para reprimir os levantes, o que resultou em mais mortes e várias prisões.

#199anosdaindependenciadobrasil
#historiaimperialbrasileira
#DiadaIndependenciadoBrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

🗡️🇧🇷 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A "INDEPENDÊNCIA DO BRASIL" 🇧🇷🗡️

🌍 A emancipação pollítica do Brasil foi influenciada por dois grandes fatos internacionais: a Independência dos Estados Unidos em 1776 e a Revolução Francesa de 1789

🇧🇷 Ao contrário dos países europeus, não existia no Brasil um sentimento de nacionalidade antes da emancipação, até porquê o Brasil era uma colônia portuguesa. Num caso "sui generis" no Brasil primeiro se criou o Estado para depois se construir um conceito de nação.

👑 O Brasil foi o único país das Américas que adotou o regime monárquico após a emancipação. O México também escolheu este caminho, mas lá a monarquia não durou sequer três meses...

💣 O grande medo das elites colonais, formada por latifundiários escravistas, era de que a exemplo do que aconteceu no Haiti, as camadas populares emcabeçassem o processo de emancipação, o que poderia resultar em mudanças sociais como o fim da escravidão.

⚖️ A Maçonaria teve um papel importante na condução do processo, e muitas personagens da independência foram mações, como José Bonifácio de Andrada e Silva, José Clemente de Oliveira e o próprio D. Pedro.

💰"Colônias não deixam de ser colônias só porque são independentes", a opinião do ministro inglês Disraeli deixava claro que mesmo livre da dominação portuguesa era preciso muito mais do que um "grito no Ipiranga" para libertar de fato o Brasil e desenvolvê-lo de forma autonôma.

📖 Alguns autores defendem que não foi D. Pedro quem usou da influência política das elites para mantêr-se no poder, montando assim o embrião do que viria a ser a monarquia brasileira; mas o contrário, de que o próprio D. Pedro teria sido "usado" pelas elites que viram nele a pessoa indicada para comandar o processo de emancipação sem alterar a estrutura social da ex-colônia.

#199anosdaindependenciadobrasil
#historiaimperialbrasileira
#DiadaIndependenciadoBrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛