terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

📆😕 SOBRE O FERIADO MUNICIPAL DO PADRE JOÃO RIBEIRO 😒📆

💒💣 👊 👨🏻‍🦰 👊💣💒

🎨🖌️ Há alguns anos atrás, o dia 28 de fevereiro era feriado municipal na cidade do Paulista, Pernambuco, em memória de um dos personagens mais ilustres da História pernambucana: JOÃO RIBEIRO PESSOA DE MELO MONTENEGRO, padre, maçom e revolucionário de 1817, nascido nesta data em Tracunhaém, interior pernambucano.

A falta de conhecimento histórico e a política desastrosa das gestões municipais sobre a preservação da memória e da História da cidade fizeram com que o povo cunhasse o feriado como sendo "o dia da cabeça do padre", porque é na Igreja matriz de Paulista, consagrada à Santa Isabel (rainha de Portugal) e construída na década de 40 do século passado pela família Lundreng, que repousa o crânio do sacerdote desde 2011 após longa estadia no IAHGP – Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Resumir a importância do feriado municipal de 28 de fevereiro, data natalícia do padre João Ribeiro (ele morreu em 19 de maio de 1817) à mera menção de "cabeça do padre" é ignorar que foi da cabeça desse padre que nasceu a bandeira usada pelos pernambucanos em 1817 e que hoje é a nossa bandeira, tida por muitos como a uma das mais belas do Brasil.

A própria forma como a honraria mais importante da cidade, que recebe o nome de "comenda João Ribeiro", ser concedida à personalidades sem nenhuma relevância para a História ou para a cultura da cidade já demonstra como elementos da memória local podem e são usados como instrumentos de manipulação política-partidária.

Paulista é uma cidade com muita História, mas de pouca memória preservada pelas gestões municipais. Vale ressaltar que o feriado de 28 de fevereiro foi abolido, mas outros foram mantidos apenas para agradar à segmentos religiosos. O legado do padre João Ribeiro não pode ser esquecido. Vai muito mais além do que uma lápide na principal Igreja da cidade. Ele teve papel fundamental na única revolta colonial que chegou ao poder antes da Independência, e que transformou Pernambuco num país durante 75 dias. 👊💪👊

#257anosdonascimentodopadrejoaoribeiro
#206anosdarevolucaopernambucanade1817

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o padre João Ribeiro Pessoa, acesse:






⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

🏆🎭🎉E DEU LAMPIÃO E O NORDESTE NA SAPUCAÍ 🎉🎭🏆

🌵🍃 🐐 🧐 🐂🍂

💥🔫 Para entender LAMPIÃO, o personagem que ficou para a História, e que foi retratado este ano na Marquês de Sapucaí pela exitosa e campeã IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE, é preciso conhecer o homem Virgulino Ferreira da Silva, e o contexto da época em que ele viveu, final do período monárquico e começo da República, nos sertões nordestinos, castigados pela seca e maltratados pelos latifúndios.

A falta de conhecimento histórico e a facilidade com que as pessoas expõem seus discursos rasos, carregados de ódio e doutrinados pelo tiozão do grupo do zap, mostram claramente o preconceito arraigado contra mitos construídos a partir do nordeste.

Nunca se precisou tanto de História para se desmistificar os estragos que pessoas sem formação e conhecimento estão fazendo usando o poder da comunicação das redes sociais, por isso a importância de iniciativas como o projeto Muita História pra Contar, que leva o conhecimento histórico através das principais redes sociais.

A maioria que detrata Lampião nunca leu Rui Facó (Cangaceiros e Fanáticos) ou Eric Hobsbawm (Banditismo Social), porque conhecimento exige leitura, pesquisa e disposição para aprender.

Criar rótulos, seja de herói ou bandido é uma forma de simplificar o papel do personagem histórico que foi Lampião. Sobre ele e Maria Bonita, sua inseparável companheira, escrevi para o Blog do projeto MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR 👇



#lampiaonasapucai
#imperatrizleopoldinense
#nordesteecangaconosamba

🧭 Concepção e elaboração do texto  📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
 
⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

👻🇨🇳 O FANTASMA DO COMUNISMO 🇨🇳👻

👻🇨🇳 "Eu odeio o comunismo". "O comunismo é um atraso". "Os comunistas querem tomar sua casa e destruir sua família". "Onde foi que o comunismo deu certo?" Com certeza você já leu alguma dessas frases ou algo parecido nas redes sociais. Quem usa desse discurso é turma que odeia o comunismo, mas nunca leu nem o Manifesto Comunista, que é o livro mais basiquinho de Karl Marx (nem vou citar os volumosos três volumes do Capital com suas mais de 1000 páginas). Os mesmos que não sabem distinguir socialismo de comunismo; ou socialismo ideal de socialismo real. A aversão ao comunismo é a versão contemporânea do "homem do saco que roubava crianças para arrancar o fígado" para um monte de marmanjo velho, barbado que procura um inimigo imaginário para culpar seus fracassos e suas neuras. Repetem os mantras que ouviram falar ou visualizaram (esse povo odeia ler) em correntes de Whatsapp ou nos youtubers da extrema-direita. E assim se elegeram as piores figuras políticas que já sentatam na cadeira presidencial: Jânio Quadros (1960), Fernando Collor (1989) e Jair Bolsonaro (2018). Todos eleitos com o discurso de salvar o país do (sic) comunismo. O resultado nem precisa descrever. 😒😠😡😤

#ofantasmadocomunismo
#comunismonobrasil
#fakesnewshistoricas

🧭 Concepção e elaboração do texto  📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
 
👉 Para saber mais sobre o Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

🦈😥 MICHELE E AS CARPAS DO ALVORADA 😥🦈

😭 🖤🐟🖤🐠🖤🐟🖤🐠🖤🐟🖤 😭

😠😤 Nem as carpas que viviam no espelho d'água do Palácio da Alvorada em Brasília, desde quando foram presenteadas ao então presidente Fernando Collor de Melo pelo imperador japonês Hirohito por acreditar que elas trazem sorte, escaparam das sandices da passagem dos Bolsonaros pelo poder. Em entrevista ao jornalista Rodrigo Rangel, do site Metropoles, um funcionário do palácio relatou que o Pastor Francisco de Assis Castelo Branco (conhecido como “pastor-capeta”), serviçal de Michele Bolsonaro, esvaziou o espelho d'água para retirar as moedas jogadas pelos turistas no local, muitas delas sem nenhum valor comercial, para doar a uma Igreja evangélica! As carpas não resistiram à operação e acabaram morrendo. Elas estão entre as principais espécies do mercado de peixes ornamentais, que movimenta R$ 700 milhões por ano no Brasil. Peixes como estes têm longevidade média de 70 anos, podendo chegar até 200 anos, se bem cuidadas, além de serem bastante raros. As carpas mortas a mando da Michele valiam em média 20 mil cada uma. O valor arrecadado com as moedas foi de 20 mil, preço de uma das carpas mortas. A mesma matéria indica que, além do balde de moedas recolhido do espelho d'água, foram levados também vinhos, picanha, filé mignon, fardos de camarão, bacalhau (que estavam na dispensa), além de televisores, móveis, obras de arte entre outros itens comprados com dinheiro público. Se procurarmos na história, ou nas obras dos grandes escritores, não encontraremos personagens tão rasos, toscos, medíocres, pobres de espírito, mentirosos, asquerosos, insensíveis, dissimulados, hipócritas, como os que frequentaram o Alvorada nestes últimos quatro anos. Uma coisa é certa: Brasília nunca mais será a mesma depois do desmantelo (chamar aquilo de governo é luxo ou desonestidade intelectual mesmo) do palhaço do mal e de sua trupe malígna. Quando pensamos que chegamos ao fundo do poço, descobrimos que eles queriam mesmo era chegar ao centro da Terra! 🤮🤮🤮

#carpasdopalaciodaalvorada
#bolsonarosnoalvorada
#carpasasssassinadas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:


⏳#muitahistoriapracontar⌛