domingo, 27 de agosto de 2023

🕰️ HISTORIANDO - Conversando sobre História, ENEM e Vestibulares 📝⏳ com Jose Ricardo de Souza 👨‍🏫

🙋‍♂🙋🏼‍♀ A dica é hoje é sobre os modos de produção. 👍 É muito importante estudá-los e saber como eles influenciaram e/ou influenciam as sociedades humanas. 👨‍👩‍👧‍👧 Um modo de produção é a maneira como os seres humanos se organizaram socialmente para produzir seus bens materiais ou imateriais, necessários para satisfazer suas necessidades. 👥 A medida em que eles se organizam em modos de produção, eles também estabelecem entre si relações sociais de produção, que podem ser de cooperação (como no caso do primitivismo comunal) ou de exploração (como no caso do Escravismo). ⛓👨🏽‍🦱⛓ Ao longo da História as sociedades humanas conheceram 6️⃣ modos de produção: Comunal Primitivo, Escravismo, Asiático, Feudalismo, Capitalismo, e Socialismo.  Vale lembrar que existem países como a China que misturam esses modos de produção. 🇨🇳 Apesar de adotar uma política socialista, com um partido comunista no poder durante décadas, eles praticam uma economia de mercado, ou seja, capitalista. 💵 🛍 Outra coisa que vale a pena ser dita é a distinção entre os conceitos de Capitalismo, Socialismo e Comunismo. É fácil distinguir um do outro. Basta perguntar: quem detêm a propriedade dos meios de produção? 🤔 Se a resposta for a burguesa, temos a propriedade privada, ou seja, o Capitalismo. 💰 Se for o Estado, temos o Socialismo. E se a propriedade pertencer a coletividade, a todos os membros do grupo, temos o Comunismo, que na prática é a ausência de propriedade dos meios de produção (isso não vale para os bens de uso pessoal). Cuidado com os rótulos! 🚨 Nem todo país que usa o termo "Comunista" é de fato comunista. 😒 Atualmente os dois modos de produção predominantes são o Capitalismo e o Socialismo. ✌ Apesar de proibido na maioria dos países, ainda existem práticas de escravismo em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil. 

👍 SE VOCÊ GOSTOU DESSA DICA, COMPARTILHE ELA COM SEUS AMIGOS E AMIGAS... 📱📲

📆 Próximo sábado, tem mais HISTORIANDO, conversando sobre História com o Prof° Jose Ricardo. Até mais. 👋

📖✍️ Esta é mais uma iniciativa do PROJETO MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR, cujos links podem ser acessados na página abaixo. Compartilhe nossas postagens, se inscreva em nosso canal, e siga nossas redes sociais.


⌛#muitahistoriapracontar⏳

sábado, 19 de agosto de 2023

🕰️ HISTORIANDO - Conversando sobre História, ENEM e Vestibulares 📝⏳ com Jose Ricardo de Souza 👨‍🏫

🏛️ A dica é hoje é sobre as formas e os sistemas de governo. Você sabia que o nome oficial do nosso país é REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL?🤔 Vamos explicar por quê. REPÚBLICA é uma forma de governo em que o poder executivo é exercido por um presidente da república (se for uma república presidencialista) ou por um primeiro-ministro (se for uma república parlamentarista) por um período determinado, no nosso caso, quatro anos. 🗳 O presidente é geralmente escolhido em eleições diretas, enquanto que no caso do Parlamentarismo, o primeiro-ministro é escolhido entre os membros do partido que tem a maioria no Parlamento. O FEDERALISMO é a forma de Estado adotada no Brasil. Nele, cada Estado-membro possuí autonomia político-administrativa para legislar desde que não ultrapasse os limites postos pela Constituição Federal. 📜⚖ Além da república vale lembrar também a MONARQUIA, forma de governo em que o poder é exercido por um monarca, que pode ser um rei, um príncipe ou um imperador. O poder de um monarca é vitalício (dura por toda a vida) e hereditário (passa de pai para filho ou herdeiros). 👑 Atualmente a maioria das monarquias são Parlamentaristas, ou seja, o monarca é apenas chefe de Estado (representam o Estado) e o primeiro-ministro é o chefe de governo (exercem o poder executivo). É o caso da Inglaterra e da Espanha. 🇬🇧 🇪🇸 O Brasil também já foi uma monarquia, no período de 1822 até 1889 quando fomos governados pelos imperadores da Casa de Bragança, D. Pedro I e D. Pedro II. 🤴

👍 SE VOCÊ GOSTOU DESSA DICA, COMPARTILHE ELA COM SEUS AMIGOS E AMIGAS... 📱📲

📆 Próximo sábado, tem mais HISTORIANDO, conversando sobre História com o Prof° Jose Ricardo. Até mais. 👋

📖✍️ Esta é mais uma iniciativa do PROJETO MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR, cujos links podem ser acessados na página abaixo. Compartilhe nossas postagens, se inscreva em nosso canal, e siga nossas redes sociais.


⌛#muitahistoriapracontar⏳

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

⏳🏦 IHGAAP Promove sua Primeira Aula-Passeio pelos Principais Pontos Históricos de Paulista 🏭⌛

⏳❤ 🏭👦💒 👩🏽🏫🧑🏘️ ❤⌛

🏛️ O Instituto Histórico/Geográfico, Arqueológico/Antropológico de Paulista – IHGAAP –, juntamente com o Movimento Pró-Museu, realizou sua primeira caminhada pelos principais prédios históricos da cidade do Paulista, com a participação de professores e estudantes das escolas EREM Professora Amarina Simões, do bairro do Nobre, e da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, do bairro de Paratibe, que puderam visitar a Casa-Grande dos Lundgren, a Igreja de Santa Isabel e o Sindicato dos Tecelões do Paulista, Abreu de Lima e Igarassu. A caminhada começou no Parque Aurora com uma pequena exposição do professor José Ricardo (disponível no Youtube), e seguiu rumo ao complexo arquitetônico formado pela Casa-Grande, Casa Menor e Jardim do Coronel, onde fomos recebidos por Anton Lundgren, descendente direto dos Lundgren, anfitrião que acolheu as duas escolas com uma exposição sobre a Família Lundgren e apresentou a parte interna e externa da edificação. Destaque para o primeiro elevador do nordeste que foi instalado na Casa-Grande. O mobiliário exposto na edificação encantou aos estudantes que visualizaram peças antigas do século passado. A seguir, a caminhada seguiu para a Igreja Matriz de Santa Isabel, rainha de Portugal, onde o padre Renato Maia SJC, gestor da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima fez uma explanação sobre a História da referida Igreja. Pe. Renato ressaltou a importância da edificação, não apenas no sentido religioso, mas artístico e cultural para a cidade, e defendeu sua preservação e legado enquanto memória afetiva da cidade. O professor e historiador José Ricardo ressaltou a importância do Padre João Ribeiro, cujo crânio está sepultado nessa Igreja. A caminhada seguiu para o Sindicato dos Tecelões, onde fomos recebidos pelo atual diretor, Leonardo Nelcino, que fez as honras e apresentações. Ele mostrou para os estudantes uma placa que foi inaugurada por Antônio Torres Galvão, e também fichas dos antigos funcionários da C.T.P. - Companhia de Tecidos Paulista. A aula-passeio proporcionou uma manhã de muita História e cultura. O presidente do IHGAAP, Ricardo Andrade, ressaltou a importância de políticas públicas para a educação patrimonial, e pontou que iniciativas como esta, são uma importante fonte de aprendizado e formação de futuros cidadãos preocupados com a causa da preservação histórica. A iniciativa partiu do IGHAAP, e contou com o apoio do Movimento Pró-Museu (que já fez uma atividade semelhante em 2019), Anton Lundgren, Demétrio Andrade, Paróquia de Santa Isabel, e Sindicato dos Tecelões. Uma oportunidade ímpar para aprender mais sobre a História de nossa cidade. 👏👏👏👏👏👏

#auladecampo
#historiadacidadedopaulista
#educacaopatrimonial
#conhecerparapreservar

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Acesse a aula inicial do passeio dada pelo professor José Ricardo no parque Aurora:


⏳#muitahistoriapracontar⌛


sexta-feira, 11 de agosto de 2023

🎒👩🏽‍🎓📚 PARABÉNS AOS ESTUDANTES PELA PASSAGEM DE SEU DIA 🎓👨‍🎓🏫

🏤 🧑‍🎓📝🧑🏻‍🎓🧮👨🏽‍🎓 🏤

📚 Comemoramos hoje, 11 de agosto, o DIA DOS ESTUDANTES, e pretendo em algumas linhas resumir minha esperança naqueles que verdadeiramente podem mudar o Brasil. Um grande país não se constrói com armas! A verdadeira nação se faz com o crescimento intelectual de seus filhos e isso só se obtêm através do estudo. Os países mais ricos e desenvolvidos tecnologicamente são aqueles que mais investiram em educação e cultura, que fez um povo inteligente, capaz de criar seu próprio destino, senhor de sua própria História. Nenhum país cresce sem educação, por isso estamos cada vez mais afundando no atraso e retrocedendo culturalmente, artisticamente e cientificamente.

Se cada um assumir o seu papel, se cada um apostar num ideal, ainda teremos uma chance, pode ser mínima, mas será o início de uma grande campanha: a campanha contra o analfabetismo, contra a escola de má qualidade e o falso ensino que é jogado para os pobres, enquanto quem tem, pode pagar uma escola cara e passar num vestibular de universidade gratuita, e o pobre é obrigado a parar de estudar porque não têm dinheiro para pagar as universidades particulares. Quantas injustiças! Até quando, teremos de ver nossa gente humilhada, pisada pelos poderosos de plantão, e até na hora de estudar, que é o único caminho que pode tirar-lhes da miséria, vêm um governo mesquinho que pouco se importa se a Escola ensina ou não, desde que aprove todo mundo no final do ano. E ainda defende que a universidade deve ser para poucos!

Cabe a você, caro estudante, cobrar das autoridades (in)competentes um modelo educacional que lhe permita competir para vencer na sociedade globalizada, que passe para você o suficiente para encarar um ENEM e/ou vestibular e ser aprovado, garantindo a sua vaga na universidade. Entretanto, para isso, vamos dar o exemplo: conservando sua escola, estudando para valer, sem essa de filar ou copiar o trabalho do colega, e mostrando interesse pela sua comunidade, pela política, pelo seu mundo. Você verá que têm muito a descobrir, e bem mais para conhecer. Viva os Estudantes! Salve 11 de agosto. 🎉👏👏👏👏👏

#diadosestudantes
#parabensestudantes
#historiadaeducacaobrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛