domingo, 5 de janeiro de 2025

💪🍺 CANECA DA LIBERDADE 👊🗡 Episódio 5

👊 📰💪 🧓 💪📜 👊

🧾🙋‍♂️ O Jornal Aurora Pernambucana – que pertencia a Luís do Rego Barros, governador da então província de Pernambuco – na sua edição de 26 de maio de 1821 noticiou o retorno de 53 presos, vindos da Bahia, condenados por suas ações políticas na Revolução Pernambucana de 1817, que haviam recebido o indulto das Cortes Portuguesas. A anistia não se estendeu aqueles que tivessem cometido os chamados "crimes de sangue", o que explica por exemplo, o porquê Pedro Pedroso, o "Pardo", não estava entre eles.

Os revolucionários de 1817 foram recebidos com festas pela população, houve até uma celebração de ação de graças, um solene Te Deum na Igreja do Carmo; mas nem todos ficaram satisfeitos, a começar por Luís do Rego Barros que chamou o navio que trazia de volta os ex-prisioneiros de "maldito vapor pernambucano".

Frei Caneca estava entre estes 53 ex-condenados que retornaram a Pernambuco após quatro anos nos cárceres de Salvador, período em que ele e os encarcerados que sobraram da insurreição de 1817 fizeram do estudo uma forma de sobreviver aos horrores das prisões. Coube a Caneca ser o professor de Filosofia dos presos. E foi assim que eles estavam sem saber preparando-se para uma nova revolta que aconteceria anos mais tarde, em 1824, e que entraria para a história com o nome de Confederação do Equador.

O cenário político em Pernambuco em 1821 não era dos melhores. A província estava dividida entre adeptos da monarquia, liberais, e republicanos. No poder estava o general português Luís do Rego Barros, o algoz da Revolução de 1817 e odiado pelos pernambucanos, a ponto de ter sofrido um atentado em 20 de julho de 1821 perto da ponte da Boa Vista, quando João de Souto Maior – que ficou conhecido como o "Leão de Tejucupapo – tentou matá-lo a tiros de bacamarte. Na vila de Goiana, egressos de 1817, liderados por Francisco de Paula Gomes dos Santos, formaram uma Junta Governativa em 29 de agosto de 1821, respaldados pelas políticas das Cortes Constitucionais de Lisboa. Pernambuco era um barril de pólvora, prestes a explodir numa guerra civil, que deveria ser a todo custo evitada! 😨💣💥😠

#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🕰 Saiba mais sobre o projeto Muita História pra Contar, digite no Google: muita história pra contar professor José Ricardo.

📱👍 Sigam nossas redes sociais. Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Threads e TikTok: @josericardope01

👉 Para ler os episódios já publicados, acesse o Blog do Professor José Ricardo:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Nenhum comentário:

Postar um comentário