👊 📰💪 🧓 💪📜 👊
👦🍺 Era uma vez um garoto pobre, filho de um tanoeiro, que vendia canecas nas ruas do Recife. Seu nome era Joaquim. O menino pobre queria ser padre, mas sem posses, isso era bastante difícil no Brasil do final do século XVIII. Os carmelitas adotaram e patrocinaram a formação eclesiástica do então jovem Joaquim. O rapaz surpreendia pela inteligência e sagacidade e logo conseguiu concluir seus estudos e se formar sacerdote. Joaquim do Amor Divino Rabelo incluiu a palavra "caneca" em seu nome (lembrança dos tempos de pobreza) e virou FREI CANECA.
Egresso do Seminário de Olinda e iniciado na Maçonaria na Loja Academia de Suassuna, Frei Caneca virou professor, escritor, jornalista e revolucionário. Esteve entre os revolucionários de 1817, mas acabou sendo preso e enviado para a Bahia. Ao ser libertado, em 1821, um ano antes da Independência do Brasil, recomeçou a lutar pela independência republicana. Fundou um jornal, o Typhis Pernambucano, no qual publicava artigos em que criticava a dissolução da Assembleia Constituinte por D. Pedro I, em 1823, e a imposição da Constituição de 1824.
Nos próximos treze dias vamos acompanhar a história do frade, maçom, jornalista, escritor, revolucionário FREI CANECA, que no próximo dia 13 de janeiro completará 200 anos de sua execução ao lado do atual Forte das Cinco Pontas no Recife. A saga épica de Caneca será escrita num formato o mais popular possível, para que todos possam conhecer a sua história nessa "web-série" do projeto Muita História pra Contar. Acompanhe as publicações nos perfis do projeto no Facebook e no Instagram, na comunidade do canal do Youtube, e nos grupos de WhatsApp e do Telegram. A escolha do nome para a série veio da inspiração de uma frases mais conhecidas do frei: "quem bebe da minha CANECA, sente sede de LIBERDADE! 📝💪👊
#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
🕰 Saiba mais sobre o projeto Muita História pra Contar, digite no Google: muita história pra contar professor José Ricardo.
📱👍 Sigam nossas redes sociais. Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Threads e TikTok: @josericardope01
👉 Acesse os links das postagens do projeto Muita História pra Contar:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Nenhum comentário:
Postar um comentário