👊 📰💪 🧓 💪📜 👊
👦🍺 Joaquim da Silva Rabello nasceu na antiga vila do Recife, numa casa em Fora de Portas, próximo do demolido Arco do Bom Jesus, Freguesia de São Gonçalo, na rua dos Toneleiros – locais que atualmente não mais existem – em 20 de agosto de 1779, de acordo com dados do processo que ele respondeu por participar ativamente da Confederação do Equador de 1824. Era filho do português Domingos da Silva Rabelo e da pernambucana Francisca Maria Alexandrina de Siqueira. Seu pai era tanoeiro (fabricava vasilhames de flandres), daí viveu uma infância humilde, o que o levou a vender canecas, quando garoto, nas ruas de Recife.
Desde criança que Joaquim da Silva Rabello já demonstrava grande habilidade para o exercício das letras e com dezessete anos ele ingressou no Convento do Carmo no Recife, tomando o hábito em 8 de outubro de 1796, chegando a ocupar o cargo de provincial devido às suas posições sempre destacadas.
Ordenou-se aos 22 anos, por meio de licença especial concedida pelo cardeal Pacca, núncio Núncio Apostólico de Lisboa , quando adotou o nome de frei Joaquim do Amor Divino Caneca, trocando o Rabelo pelo apelido de seu pai. Estudou filosofia no Seminário de Olinda, berço de ideias liberais e iluministas em Pernambuco. Em 1803 foi designado professor de retórica, poesia, geometria e filosofia.
Nos anos seguintes (até 1809) ocupou cargos importantes na irmandade, como leitor em Retórica e Geometria e definidor e secretário da comissão que recebeu o bispo do Maranhão, Frei Carlos de São José, “visitador” do convento na época. Nesse período, aperfeiçoou seus aprendizados e especializou-se em mecânica e cálculo com um amigo professor no Recife, de nome Antônio Francisco Bastos. Caneca conhecia além do português, o latim, o francês e o inglês, o que facilitou sua imersão nas obras iluministas que proibidamente circulavam naquela época. 📕📘📙
#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
🕰 Saiba mais sobre o projeto Muita História pra Contar, digite no Google: muita história pra contar professor José Ricardo.
📱👍 Sigam nossas redes sociais. Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Threads e TikTok: @josericardope01
👉 Para ler os episódios já publicados, acesse o Blog do Professor José Ricardo:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Nenhum comentário:
Postar um comentário