👊 📰💪 🧓 💪📜
☦️📆 Era 2 de abril de 1817 quando o Deão da Sé Bernardo Luiz Ferreira Portugal, responsável pelo bispado na Capitania, realizou no antigo Campo do Erário, logo depois chamado de Campo da Honra (atual Praça da República) a bêncão das bandeiras que representavam os revolucionários republicanos de 1817. A bandeira fora feita pelo padre e maçom João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro e a cena ficou eternizada na tela "Bênção Solene das Bandeiras" exposta até hoje no Arquivo Público Estadual João Emerenciano na rua do Imperador D. Pedro II, coincidentemente onde Frei Caneca passou sua última noite – o local abrigava a antiga cadeia pública da cidade.
Frei Caneca esteve presente no ato da bênção das bandeiras defendendo um confrade acusado de ser antirrevolucionário. Era sua primeira aparição naquela que seria a única revolta colonial brasileira que conseguiu tomar o poder e manter a independência de uma capitania antes do 7 de setembro e do pretensioso Grito do Ipiranga de D. Pedro. A Revolução Pernambucana de 1817 entrou para a história como a Revolução dos Padres, e Frei Caneca e um deles, ao lado de João Ribeiro, Padre Roma, Frei Miguelinho, Vigário Tenório, etc.
Não há indícios que Caneca tenha participado formalmente do governo provisório instituído pelos revolucionários. Sua participação em 1817 se dá quando é organizado no Cabo de Santo Agostinho um exército para forçar Alagoas e as cidades do sul da capitania à aderirem ao movimento. Ele é escolhido para ser um dos conselheiros desta expedição, chegando ao cargo de capitão de guerrilhas.
O Conde dos Arcos organizou o contra-ataque vindo da Bahia por terra, com o auxílio de tropas navais vindas do Rio de Janeiro enviadas por D. João VI. Cercados e sem reforços, a coluna da qual Caneca fizera parte foi derrotada. Aprisionados, humilhados publicamente, os derrotados foram conduzidos em navios para os porões das prisões em Salvador, Bahia. Tiveram melhor sorte do que Domingos José Martins, Barros Lima, Padre Roma e outros que foram executados a tiros ou enforcados. 😞😓😥😢
#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
🕰 Saiba mais sobre o projeto Muita História pra Contar, digite no Google: muita história pra contar professor José Ricardo.
📱👍 Sigam nossas redes sociais. Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Threads e TikTok: @josericardope01
👉 Para ler os episódios já publicados, acesse o Blog do Professor José Ricardo:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Nenhum comentário:
Postar um comentário