terça-feira, 7 de janeiro de 2025

💪🍺 CANECA DA LIBERDADE 👊🗡 Episódio 7

👊 📰💪 🧓 💪📜 👊

😠⚔😤 A instabilidade política na província de Pernambuco aumentou com a tentativa de golpe feita por Pedro Pedroso em 21 e 28 de fevereiro de 1823 – ele acabou sendo preso e mandado para o Rio de Janeiro –, e com a renúncia da Junta dos Matutos em setembro de 1823.

Enquanto isso Frei Caneca mantinha uma rotina de grande produção literária. Autodidata por princípio e intelectual por formação, foi nessa fase que ele escreveu por exemplo, a famosa "Dissertação sobre o que se deve entender por pátria do cidadão e deveres deste para com a mesma pátria" (1822), inspirada na Filosofia do Direito, sob o enfoque das categorias do pensamento iluminista.

Em 1823, ele redigiu "O Caçador atirando à Arara Pernambucana" e as "Cartas de Pítia a Damão"; mas sem sombra de dúvidas o que marcou a trajetória intelectual dele neste ano foi a publicação da primeira edição do jornal Thypis Pernambucano, que saiu em 25 de dezembro de 1823 e teve 28 edições – a última publicada em 5 de agosto de 1824. A escolha do nome Typhis para o jornal não poderia ter sido mais adequado. Typhis era o nome do piloto da mitológica nau dos argonautas, um grupo de heróis gregos que cruzava os mares para cumprir missões arriscadas.

O Typhis Pernambucano virou um jornal panfletário que criticava com coragem as arbitrariedades praticadas pelo então imperador D. Pedro I, que ficaram ainda mais visíveis quando na madrugada de 12 de novembro de 1823 mandou as tropas imperiais, sob o comando do brigadeiro José Manuel de Morais, cercarem e fecharem a Assembleia Constituinte que preparava a primeira Constituição brasileira, com a prisão inclusive de José Bonifácio de Andrada e Silva, que tinha sido o principal aliado de D. Pedro durante o processo da Independência. 😕🙁☹️

#200anosdaexecucaodefreicaneca ⚰
#bicentenariodaexecucaodefreicaneca 👊
#FreiCanecaHeroieMartirPernambucano 🧓

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🕰 Saiba mais sobre o projeto Muita História pra Contar, digite no Google: muita história pra contar professor José Ricardo.

📱👍 Sigam nossas redes sociais. Estamos no Instagram, X (antigo Twitter), Threads e TikTok: @josericardope01

👉 Para ler os episódios já publicados, acesse o Blog do Professor José Ricardo:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Nenhum comentário:

Postar um comentário