domingo, 19 de setembro de 2021

🏤👨‍🏫 📖 ✍️ CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE 📖✍️ 👩🏽‍🏫🏤

📚✏️ Amado por muitos e odiado por outros, mas incompreendido pela maioria dos seus detratores, Paulo Freire continua sendo uma referência quando o assunto é educação. O filósofo, pedagogo, pensador Paulo Freire fez de uma observação simples o princípio de sua pedagogia: a aprendizagem se dá a partir da percepção da realidade e de sua transposição para o mundo fonético das palavras. Através de Freire, mais do que significados, as palavras ganharam um sentido na vida de quem as aprendia. Ao contrário dos que o acusam, Paulo Freire nunca foi comunista ou socialista, mas sim um visionário. Ele acreditava no poder libertário da educação. Sabia que o domínio das palavras era um caminho para as classes mais empobrecidas se empoderarem e construírem novos horizontes. A sua revolução não seria pelas armas ou com sangue, mas com livros e lápis, e cérebros questionando e refletindo sobre a realidade social. Infelizmente, em tempos de fake news e polarização partidária, Paulo Freire foi colocado no centro de um debate que não nunca foi o dele: o da política partidária. A práxis freiriana é voltado ao campo do conhecimento, da produção de saberes, que ele mesmo colocou não existir saber superior ou inferior, apenas saberes diferentes. Não é por acaso que desde 2012 ele é o patrono da educação brasileira (PL 12612/12, embora já tenham tentado revogar essa PL, mas sem sucesso).

Paulo Freire é o autor brasileiro mais citado em trabalhos acadêmicos do mundo. Sua obra é estudada nas melhores universidades, inclusive em Havard. Seu método de ensino, baseado na leitura de mundo precedida da leitura da palavra com destaque para a autonomia do educando, enquanto sujeito do processo pedagógico, foi responsável pela alfabetização de centenas de jovens e adultos. Foi agraciado com cerca de 48 títulos, entre doutorados honoris causa e outras honrarias de universidades e organizações brasileiras e do exterior. É considerado o brasileiro com mais títulos de doutorados honoris causa e é o escritor da terceira obra mais citada em trabalhos de ciências humanas do mundo: Pedagogia do oprimido. Seus opositores dificilmente conseguirão macular, apagar ou retirar seu nome da lista dos grandes pensadores educacionais do mundo.

Paulo Freire e sua obra está muito além do discurso de ódio usado pela maioria de seus detratores quando o chamam de comunista (embora a maioria sequer sabe a diferença entre socialismo e comunismo, muito menos tenham lido Marx, Engels ou Trotski) e o culpam pelas deficiências do atual sistema de ensino. Seus detratores nunca leram sequer "A Importância do Ato de Ler", o livrinho mais básico para entender a pedagogia freidiana.  A aversão que a direita brasileira tem dele é porque a pedagogia de Paulo Freire provoca questionamentos, forma cidadãos críticos sobre a realidade social na qual estão inseridos, e isso desagrada a elite do atraso que sonha com a volta da sociedade no estilo "casa grande e senzala". Quem destrata Freire o faz porque não lê, é doutrinado por correntes de WhatsApp, e acredita em vídeos de youtuber de extrema-direita. Paulo Freire é um dos maiores pensadores e intelectuais brasileiros. E não será meia-dúzia de desonestos intelectualmente, formados em História Politicamente Incorreta Narloquiana pela UNIZAP e com especialização pela Fac-Face que vão conseguir destruir ou apagar o que o mestre recifense deixou. Paulo Freire deixou um legado que deve ser valorizado por todos aqueles que acreditam no papel revolucionário de uma educação com compromisso social. Viva Paulo Freire! Salve o patrono da educação brasileira! 👏👏👏👏👏👏

#centenariodepaulofreire
#freirepatronodaeducacao
#porumaeducacaolibertaria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo de Souza 🖋️professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Nenhum comentário:

Postar um comentário