domingo, 19 de setembro de 2021

📚✏️👨🏻‍🎓👨‍🏫 O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE 🧑‍🎓✏️📚

📖✍️ Não se pode falar em educação sem amor.

📖✍️ A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

📖✍️ Toda neutralidade afirmada é uma opção escondida.

📖✍️ Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes.

📖✍️ Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.

📖✍️ Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.

📖✍️ Palavra não é privilégio de algumas pessoas, mas o direito de todos.

📖✍️ A educação é um ato de amor, por isso mesmo, um ato de coragem.

📖✍️ Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.

📖✍️ A alfabetização é muito mais que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo.

📖✍️ Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário.

📖✍️ Sendo professor, nunca te falte consciência de classe, nem compromisso social.

📖✍️ Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

📖✍️ Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

📖✍️ Se não posso estimular sonhos impossíveis, não devo negar o direito de sonhar com quem sonha.

📖✍️ Se eu não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo as pessoas, não posso entrar em diálogo.

📖✍️ Luto por uma educação que nos ensine a pensar e não por uma educação que nos ensine a obedecer.

📖✍️ Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

📖✍️ Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

📖✍️ Eu gostaria de ser lembrado como um sujeito que amou profundamente o mundo e as pessoas, os bichos, as árvores, as águas, a vida.

📖✍️ É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

📖✍️ Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

📖✍️ Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também.

📖✍️ Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.

📖✍️ Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitissem às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica.

📖✍️ Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário.

📖✍️ Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gente e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

📖✍️ Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? Lavar as mãos em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele.

📖✍️ Nenhuma pedagogia que seja verdadeiramente libertadora pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como infelizes e apresentando-os aos seus modelos de emulação entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção.

📖✍️ É preciso ter esperança. Mas tem que ser esperança do verbo esperançar. (...) esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir. É ser capaz de recusar aquilo que apodrece a nossa capacidade de integridade e a nossa fé ativa nas obras. Esperança é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída. Por isso, é muito diferente de esperar; temos mesmo é de esperança.

#100AnosdePauloFreire
#PensamentosdoMestrePauloFreire
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 🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo de Souza 🖋️professor e historiador.

 ⏳#muitahistoriapracontar⌛



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