⚰️✈️💥✈️🔥✈️💥✈️⚰️
🛫🖤🛬 Na história da aviação o dia 17 de julho é marcado por várias tragédias. Coincidentemente, quatro grandes acidentes aconteceram nessa data:
✅ 1996 – o voo TWA 800, com rota Nova York e Paris, caiu no Oceano Atlântico perto das Ilhas Moriches. O acidente ocorreu 12 minutos após decolar no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, causando a morte de todos os seus 230 ocupantes.
✅ 2000 – O voo 7412 da Alliance Air ia de Calcutá até Nova Déli, na Índia, com escalas em Patna e Lucknow. O avião caiu e explodiu a 2 km do aeroporto de Patna, matando 55 pessoas. Das 58 pessoas a bordo, só sete sobreviveram ao acidente. O avião caiu em cima de duas casas e ainda matou quatro moradores.
✅ 2007 – Um Airbus A320 que fazia o voo JJ 3054 da TAM não conseguiu pousar na pista principal do aeroporto de Congonhas no dia 17 de julho de 2007. Sob chuva, a aeronave ultrapassou os limites do aeroporto, atravessou a avenida Washington Luiz – chegando a tocar em um táxi durante o trajeto – e acabou se chocando contra um prédio da TAM Express. Uma explosão e um grande incêndio seguiram a colisão. Na ocasião, 199 pessoas morreram, no pior desastre da história da aviação brasileira, da América Latina, e o 11º do mundo.
✅ 2014 – Um avião de passageiros da Malaysia Airlines com 298 pessoas caiu na Ucrânia, na região de fronteira com a Rússia. Segundo o governo ucraniano, todas as 295 pessoas a bordo morreram. O Ministério do Interior ucraniano atribuiu a queda da aeronave, um Boeing 777, a "um míssil disparado do solo". No final da tarde (no horário de Brasília), agentes de serviços de inteligência dos Estados Unidos também afirmaram que o avião foi derrubado.
#ofatidico17dejulhodaaviacao
#historiadosacidentesaereos
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Nenhum comentário:
Postar um comentário