domingo, 8 de agosto de 2021

PAI É QUEM CRIA E PONTO

❤️👨‍👩‍👦💙👨‍👩‍👧💚👩‍👩‍👦💛👩‍👩‍👧🤎👨‍👨‍👦👨‍👨‍👧💜

🤵‍♂👶🏻👰🏽 Após anos da imposição de um modelo familiar constituído apenas por homem, mulher e filhos nascidos dessa união, formalizada por um casamento, vemos que a realidade sobre a formação e a constituição familiar é muito mais ampla, complexa e diversa. O padrão "propaganda de margarina" vendido pela publicidade não contempla a realidade de centenas de mães solteiras que criam seus filhos sozinhas (o mesmo vale para pais solteiros também), de casais homoafetivos, de crianças que foram abandonadas pelos pais e estão sob tutela de parentes, de famílias desagregadas e desestruturadas jogadas à margem da sociedade nos bolsões de pobreza e miséria nos centros urbanos ou perdidas nos interiores do país.

Apesar do apelo comercial e mercadológico de certas datas (dia das mães e dia dos pais, principalmente), somos provocados a refletir sobre as novas configurações das famílias brasileiras, muito mais pautadas em laços de afetividade e pertencimento do que de consanguinidade propriamente dito. Nem todo pai é o homem que gerou e nem toda mãe é aquela que gestou, mas todo PAI e toda MÃÉ são aqueles que cuidaram, educaram, criaram e formaram crianças e adolescentes que se tornaram adultos e que nunca esquecerão quem de fato os acolheu no coração.

Que todas as famílias sejam acolhidas. Que todas as formas de amor sejam respeitadas. Não importa quem tem dois pais em casa ou uma mãe que vale por pai e mãe ao mesmo tempo. Enquanto eles, os que perderam o bonde da História, vem carregados de preconceitos e discursos de ódio, vamos de tolerância, respeito e sobretudo amor, o único alicerce que sustenta a base de uma família. O resto é mimimi e conversa para boi dormir... Feliz Dia dos Pais! 🫂❤️

#diadospais
#paiequemcria
#familiasbaseadasnoafeto

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Nenhum comentário:

Postar um comentário