🌍 A emancipação pollítica do Brasil foi influenciada por dois grandes fatos internacionais: a Independência dos Estados Unidos em 1776 e a Revolução Francesa de 1789
🇧🇷 Ao contrário dos países europeus, não existia no Brasil um sentimento de nacionalidade antes da emancipação, até porquê o Brasil era uma colônia portuguesa. Num caso "sui generis" no Brasil primeiro se criou o Estado para depois se construir um conceito de nação.
👑 O Brasil foi o único país das Américas que adotou o regime monárquico após a emancipação. O México também escolheu este caminho, mas lá a monarquia não durou sequer três meses...
💣 O grande medo das elites colonais, formada por latifundiários escravistas, era de que a exemplo do que aconteceu no Haiti, as camadas populares emcabeçassem o processo de emancipação, o que poderia resultar em mudanças sociais como o fim da escravidão.
⚖️ A Maçonaria teve um papel importante na condução do processo, e muitas personagens da independência foram mações, como José Bonifácio de Andrada e Silva, José Clemente de Oliveira e o próprio D. Pedro.
💰"Colônias não deixam de ser colônias só porque são independentes", a opinião do ministro inglês Disraeli deixava claro que mesmo livre da dominação portuguesa era preciso muito mais do que um "grito no Ipiranga" para libertar de fato o Brasil e desenvolvê-lo de forma autonôma.
📖 Alguns autores defendem que não foi D. Pedro quem usou da influência política das elites para mantêr-se no poder, montando assim o embrião do que viria a ser a monarquia brasileira; mas o contrário, de que o próprio D. Pedro teria sido "usado" pelas elites que viram nele a pessoa indicada para comandar o processo de emancipação sem alterar a estrutura social da ex-colônia.
#200anosdaindependenciadobrasil
#historiaimperialbrasileira
#DiadaIndependenciadoBrasil
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Nenhum comentário:
Postar um comentário