quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS

1° Quando é que um aluno é aprovado por média na rede estadual de Pernambuco?

- De acordo com a instrução normativa de avaliação em vigor, é APROVADO por média o aluno que somando os quatro bimestres obter vinte e dois pontos e meio (22,5), o que na média anual é arredondado para seis (6,0).

2° O que acontece com quem tem menos de vinte e dois pontos e meio?

- Vai para a prova final, que é feita após as recuperações do IV bimestre.

3° O que é a Prova Final?

- A prova final é a última oportunidade do aluno recuperar-se e ser aprovado. Geralmente, ela tem dez quesitos e é constituída por questões objetivas (múltipla escolha), seu assunto é mais longo do que as das recuperações (normalmente é pedido o assunto de dois bimestres), mas isso pode variar de professor para professor.

4° Quanto o aluno deve tirar para ser aprovado na Prova Final?

- A nota mínima para ser aprovada é seis (6,0), independente de quanto o aluno tirou na média anual. Se a nota da prova final for inferior à nota da média anual, prevalece a média anual, mas o aluno fica REPROVADO.

5° Quem não passa na Prova Final tem mais alguma oportunidade?

- Sim, mas são duas situações diferentes. Para séries terminais (8ª série e 3° ano do ensino médio) existe a progressão especial, que é uma prova feita após a prova final. Nas demais, existe a progressão parcial, onde o aluno vai para a série seguinte "devendo" as disciplinas do ano anterior. Em ambas, o aluno só pode ficar em DUAS disciplinas. Quem reprovar em três ou mais de três, NÃO tem direito de fazer as progressões (parcial ou especial).

6° O Conselho de Classe pode aprovar ou reprovar algum aluno?

- O Conselho de Classe é a reunião de todos os professores de uma turma. Ele é autônomo para decidir sobre situações pendentes de alguns alunos. Em casos extremos, o Conselho pode interferir, a favor ou contra, algum aluno, mas a decisão final compete ao professor-titular da disciplina, que pode acatar, ou não, a opinião dos colegas. Se o professor estiver ausente da reunião, o Conselho tem poderes para decidir se o aluno é ou não aprovado.

Redação de Texto: Prof° José Ricardo

Um comentário:

  1. Isto não muda, há muito tempo que é a mesma regra . O aluno pode faltar 75% da carga horaria de uma determinada disciplina ,vai para recuperação e, aprovado será. Esta coisa de PP ,mera formalidade ,pois no final o aluno é "empurrado" ,para o ano seguinte.

    ResponderExcluir